Para dar uma pausa nas brincadeiras (e um descanso aos pais) sem entediar as crianças, a Bula reuniu em uma lista 15 opções de tours virtuais e gratuitos para fazer sem sair de casa. Ainda que não substituam a experiência ao vivo, esses passeios são ótimas dicas para os pais. Pela internet, é possível ter uma visão panorâmica de alguns dos lugares mais famosos do mundo, como a Muralha da China, a Torre Eiffel, o Vaticano e o Cristo Redentor. Além de apreciar a beleza desses monumentos, as crianças também aprenderão sobre a história e a importância de cada um deles.
A Muralha da China começou a ser construída em 220 a.C. e foi concluída no século 17. Sua principal função era proteger o país de ataques externos. Pesquisas indicam que o monumento tem mais de 20 mil km de extensão. Pelo site Airpano, produzido por fotógrafos que capturam imagens panorâmicas em todo o mundo, é possível conhecer a Muralha da China por diferentes ângulos.
Clique no link para acessar: Muralha da China
Considerada o maior símbolo do Império Inca, Machu Picchu é uma cidade pré-colombiana ainda conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2,4 mil metros de altitude, no Peru. Foi construída no século 15, por ordens do imperador Pachacuti. O site Youvisit disponibiliza imagens 360º de diferentes pontos de Machu Picchu.
Clique no link para acessar: Machu Picchu
Símbolo mais famoso do Império Romano, o Coliseu foi inaugurado no ano 80 d.C. e era um anfiteatro reservado para combates entre gladiadores a animais selvagens. Estima-se que o local podia abrigar até 80 mil espectadores. O site Airpano reúne várias imagens internas e externas do Coliseu, todas em 360ª graus, oferecendo uma visão completa do local.
Clique no link para acessar: Coliseu
Localizado no estado de Atlanta, o Georgia Aquarium é considerado o maior aquário do mundo, com mais de 30 milhões de litros de água doce e salgada. Abriga mais de 100 mil animais de 500 espécies diferentes. Em seu site oficial, a instituição disponibiliza a transmissão de várias câmeras que filmam os animais em tempo real.
Clique no link para acessar: O maior aquário do mundo
O Vaticano é uma cidade-Estado soberana, localizada na Itália. Sede mundial da Igreja Católica, a cidade abriga várias das principais obras de arte e de arquitetura do mundo. O site dos Museus do Vaticano disponibiliza um tour virtual em 360º por vários pontos turísticos, incluindo a Capela Sistina, pintada pelos maiores artistas da Renascença.
Clique no link para acessar: Vaticano e Capela Sistina
Famosa pelas suas obras de arte e arquitetura, Veneza é um dos destinos mais procurados na Itália. Considerada um patrimônio mundial, é banhada pela Lagoa de Veneza, que forma cursos de água por toda a cidade. Para conhecer os principais pontos de Veneza sem sair de casa, basta acessar o link abaixo e fazer um tour virtual.
Clique no link para acessar: Veneza
Localizado em Amsterdã, o Museu Van Gogh é o mais visitado da Holanda e abriga a maior coleção de quadros do pintor holandês. São mais de 200 pinturas, desenhos e cartas. Por meio do Google Arts & Culture, é possível fazer um tour virtual pelo museu e conhecer as principais obras em exposição permanente.
Clique no link para acessar: Museu Van Gogh
Considerada uma das melhores orquestras do mundo, a Filarmônica de Berlim disponibiliza várias de suas apresentações no site Digital Concert Hall. O acesso é geralmente pago, mas agora os concertos estão liberados gratuitamente. Para assisti-los, basta fazer um cadastro no site e inserir o código do voucher que fica em destaque na parte superior da tela.
Clique no link para acessar: Orquestra Filarmônica de Berlim
Considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a estátua do Cristo Redentor é o principal cartão-postal do Brasil. Com cerca de 38 metros de altura, fica localizada no topo do morro do Corcovado, no Rio de Janeiro. Pelo Google Arts & Culture, é possível visitar o monumento virtualmente.
Clique no link para acessar: Cristo Redentor
As Cataratas do Iguaçu são um conjunto de 275 quedas d´água localizadas na fronteira entre Brasil e Argentina, consideradas Patrimônio Natural da Humanidade. Os parques turísticos dos dois países atraem milhões de visitantes todos os anos. Para ter uma visão completa das belezas das Cataratas do Iguaçu, faça o tour virtual.
Clique no link para acessar: Cataratas do Iguaçu
A Torre Eiffel, inaugurada no final do século 19, é o monumento pago mais visitado do mundo. A torre tem três níveis para os visitantes e chegar ao topo é a opção mais cara. Mas, dá para conhecer o local pela exposição virtual do site Airpano, que disponibiliza imagens panorâmicas e muitas curiosidades sobre esse cartão-postal.
Clique no link para acessar: Torre Eiffel
Mausoléu situado em Agra, o Taj Mahal é o monumento mais famoso da Índia. Considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, foi construído no século 17, em memória à esposa do imperador Shah Jahan. No site AirPano, é possível conferir a história do edifício, além de várias fotos panorâmicas internas e externas.
Clique no link para acessar: Taj Mahal
Situadas no Planalto de Gizé, as pirâmides são os monumentos mais conhecidos do Egito. Eram usadas para abrigar faraós mumificados. Estima-se que as construções das pirâmides começaram por volta do ano 2.500 a. C. O Google Maps criou um tour virtual com imagens 360º e detalhes sobre a história dessas obras.
Clique no link para acessar: Pirâmides de Gizé
Petra é uma cidade histórica e arqueológica da Jordânia, famosa pela arquitetura esculpida em rochas e reconhecida como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É chamada de “Cidade Rosa” devido à cor de suas pedras. Pelo Google Maps, é possível fazer um tour virtual pelo sítio arqueológico e conhecer detalhes de sua história.
Clique no link para acessar: Petra, a cidade rosa
Datado de 3100 anos a.C., o monumento de Stonehenge é a construção mais preservada do período Neolítico. É formado por pedras com cerca de 5 metros de altura e 50 toneladas, dispostas em formato circular. Segundo historiadores, servia como um calendário solar. A instituição English Heritage disponibiliza em seu site um tour virtual por Stonehenge.
Clique no link para acessar: Stonehenge
Fonte: RevistaBula / Foto: reprodução Internet