A 18ª Fenavinho já tem suas soberanas. Em cerimônia realizada na noite de sábado (1º), na Fundaparque de Bento Gonçalves, Ana Paula Cortês Foresti, Thais Dall’Osbel Centenaro e Liege Soberai foram escolhidas, respectivamente, Imperatriz do Vinho e Primeira e Segunda Damas de Honra.
Para a edição 2023 da principal festa de Bento Gonçalves, 14 moças se candidataram à corte. Elas foram julgadas por juri formado pela Primeira Dama de Bento Gonçalves, Claudia Siqueira, a prefeita de Santa Tereza, Giseli Caumo, a rainha da Fenachamp, Verônica Martinazzo, além de Daniel Panizzi, Claudia Remus, Gisele Caumo, Guilherme Pasin, Laís Dupont, Marcelo Sores, Rafael Carniel e Vanessa da Silva Souza.
O desfile ocorreu dentro da Vila Típica da Fenavinho, na Fundaparque. A nova Imperatriz do Vinho, Ana Paula Cortês Foresti, representou a Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (AEARV). Já Thais Dall’Osbel Centenaro e Liege Soberai representaram, respectivamente, o Caminhos de Pedra e o Studio de Dança Nina Aver.
Ao portal Leouve, Ana Paula definiu o momento como “único”: “Eu imaginei por muitas vezes, mas não imaginava que seria tão especial. Estou muito feliz. Defino esse momento com muita gratidão. Esse é o espírito da Fenavinho: é a comunidade cantando e dançando feliz. Eu estou muito grata.”
A corte recém eleita tem a missão de cumprir, a partir de agora, intensa agenda de representação da Festa Nacional do Vinho, cuja relação de atividades já tem na agenda atrativos como os Jogos Coloniais, o Desfile Cultural e o Vinho Encanado, culminando com a programação da Vila Típica, de 08 a 18 de junho, de forma concomitante à 31ª ExpoBento, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.