O 1º Festival de Bandas Escolares integrou a programação do Festival da Natureza, evento realizado no último sábado (19/10) nos Pavilhões da Festa da Uva, dentro da Semana Municipal do Consumo Consciente, organizado pelo Procon Caxias do Sul, em parceria com as secretarias municipais da Educação (Smed) e do Meio Ambiente (Semma).
As bandas escolares se apresentaram na seguinte ordem: Gov. Roberto Silveira, Eng. Mansueto Serafini, Erico Verissimo, Fioravante Weber, Pe. João Schiavo, Fermino Ferronato, Erny de Zorzi, Ruben Bento Alves, Pres. Castelo Branco e Prof. Ester Justina Benvenutti. Elas contam com a regência de Jéssica Thomé e Dinarte Paz, professores da Rede Municipal de Ensino (RME).
De acordo com o assessor pedagógico referências das bandas, Adriano Zanandrea, o objetivo foi contribuir no desenvolvimento das potencialidades e talentos dos estudantes, desempenhando um papel importante na mobilização da comunidade escolar. “O evento foi a culminância do trabalho desenvolvido com os estudantes das bandas escolares. Apresentar à comunidade a importância das linguagens artísticas no desenvolvimento integral das nossas crianças e adolescentes é valorizar a arte e a cultura, contribuindo para uma sociedade mais humanizada e feliz”, destacou.
A estudante da Escola Erico Verissimo, Isabelly Ribeiro Molon, 10 anos, apresentou-se como baliza e aproveitou para se divertir nas atividades do Festival. “Precisamos cuidar da natureza porque senão os bichinhos podem morrer. Na escola, aprendemos sobre o solo, que tem muita coisa nele. Também sei que não podemos jogar lixo na rua”, falou.
O corpo de jurados foi composto pela assessora pedagógica da Smed, Lucila Guedes de Oliveira, pelo professor da RME e vencedor do I Festival Educasom pela Escola Villa Lobos, Cristiano Cemin, pelo músico Luiz Severo Bocchese e pelo sargento Ciro José Lopes Praxedes, integrante do 3° Grupo de Artilharia Antiaérea (3° GAAAe) do Exército Brasileiro. Os critérios de julgamento, contidos em um regulamento entregue a cada um dos jurados, incluíram afinação, harmonia, melodia (como interpretação e dificuldade técnica) e ritmo (como tempo/precisão e criatividade).
A premiação foi anunciada após o desfile da Banda Escolar Municipal, ficando o terceiro lugar com a Escola Castelo Branco, o segundo com a Pe. João Schiavo e o primeiro com a Escola Ruben Bento Alves. O prêmio destaque para mor agraciou a Escola Ruben Bento Alves e o destaque para o corpo coreográfico foi para a Escola Fioravante Weber.
Para a diretora da Ruben Bento Alves, Tania Malvina Maineri, o sentimento é de dever cumprido. “Estamos sem palavras porque não esperávamos! Neste ano, reiniciamos a banda com uma gurizada nova, então lutamos para mobilizar os estudantes. Também investimos em mais instrumentos. Conseguimos!!!”, afirmou, animada.
O ex-estudante da escola Douglas Maciel da Silva, 20 anos, que toca há nove anos no grupo, mesmo após sair da instituição, mostrou sua habilidade no bumbo. “É maravilhoso ganhar! É algo que eu sempre quis, porque desde pequenininho eu ficava olhando a banda da escola e, depois de anos tocando, estou aqui!”, ressaltou.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Fotos: Priscilla Panizzon / Divulgação