O dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Fusca. A data marca o início da produção do modelo no Brasil, em 1959, que acabou se tornando um dos carros mais populares do país, e sua história está intimamente ligada à cultura brasileira.
O Fusca foi lançado na Alemanha em 1938, sob o nome de Volkswagen Sedan. O modelo foi projetado por Ferdinand Porsche, e seu objetivo era ser um carro acessível e confiável. O Fusca rapidamente se tornou um sucesso na Europa, e sua produção foi iniciada em vários países, incluindo o Brasil.
No Brasil, o Fusca foi lançado em 1959, pela Volkswagen do Brasil. O modelo foi um sucesso imediato, e rapidamente se tornou o carro mais popular do país. O Fusca era acessível, econômico e robusto, o que o tornou ideal para as condições das ruas brasileiras.
Foi o carro mais vendido do Brasil por 23 anos consecutivos, de 1959 a 1982. Durante esse período, o modelo se tornou um ícone da cultura brasileira, sendo visto como um símbolo de progresso e prosperidade, e frequentemente usado em filmes, novelas e propagandas.
A aposentadoria do pequeno besouro no mercado brasileiro veio em 1986. No entanto, o modelo ainda é muito popular, e é frequentemente visto em eventos de carros antigos. O Fusca também é um carro popular para colecionadores, e os modelos mais antigos podem valer muito dinheiro.
O Fusca no mercado de clássicos placa preta
No mercado de clássicos placa preta, o Fusca é um dos carros mais procurados. Os modelos mais antigos, de 1959 a 1967, são os mais valiosos. Esses modelos são considerados clássicos originais, e possuem um valor histórico e cultural significativo.
Os modelos mais novos, de 1968 a 1986, também são populares no mercado de clássicos. Esses modelos são mais acessíveis, mas ainda possuem um design clássico e atrativo.
O Fusca é um carro que marcou a história do Brasil, e sua popularidade continua até os dias atuais. O modelo é um ícone da cultura brasileira, e é um dos carros mais populares no mercado de clássicos placa preta.