Com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, no dia 15 de maio, às 19h, inicia-se a 21ª Semana Nacional de Museus em Caxias do Sul, que traz atividades buscando intensificar ainda mais a relação dos espaços museais com a comunidade. A escolha da temática é uma proposição do Conselho Internacional de Museus (ICOM) para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio.
Tal proposta ambiciona fazer com que os museus sejam percebidos, também como locais que promovem o bem-estar e a sustentabilidade, além de apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.
“Os Museus, dessa forma, poderiam vir a dialogar potentemente com as mais diversas realidades das localidades, sem desconsiderar sua relevância para o tão necessário cuidado emocional de si e do próximo, do zelo com a saúde mental, da inclusão social ou do respeito à polifônica diversidade que nos constitui social e culturalmente”, destaca Itamar Ferretto Comarú, responsável pela Diretoria de Museus e Memória de Caxias do Sul.
A programação da 21ª Semana Nacional de Museus desenvolvida pelo museus públicos de Caxias do Sul contempla atividades relacionadas ao bem-estar físico, mental e emocional, como o desenvolvimento de oficinas de gestão de acervos museais, apresentação de rodas de capoeira e maculelê, rodas de conversas, palestras e a abertura de novas exposições. As atividades são presenciais e remotas.
Programação:
15/05:
A exposição “As Cores do Axé”, com curadoria de Pedro Rosa, fica aberta para visitação até o dia 31 de maio, de terça a domingo, das 10h às 16h, no Museu Municipal.
Abertura oficial da 21ª Semana Nacional de Museus, juntamente com a abertura da exposição “Berimbau mais eu, capoeira sou eu”, que tem curadoria de Fabiana Santos, no dia 15 de maio, às 19h, no Museu Municipal. Além disso, haverá uma apresentação musical com “Quarteto de Trombones” da Orquestra Municipal de Sopros, no jardim do Museu Municipal. A mostra fica aberta para visitação até o dia 15 de julho.
16/05:
Palestra “Relações históricas entre Trabalho, Educação e MAESA”, com o Prof. Dr. Ramon Tisott – UCS. Atividade virtual, no dia 16 de maio, às 15h.
17/05:
Curso “Formação sobre Educação Museal” com Fabiana Santos, historiadora, educadora, mestranda em Museologia pela UFRGS; e Gilca Pires, historiadora e educadora. Participação dos Mestres Macaco e Mestre Alfinete, no dia 17 de maio, das 10h às 16h, no Museu Municipal.
18/05:
Ação educativa – Formação com o núcleo permanente QuERER – Qualificar a Educação para as Relações Étnico-Raciais, da Secretaria Municipal da Educação (SMED), e Conselho Superior de Umbanda da Serra Gaúcha (CONSUSG), no dia 18 de maio, das 10h às 12h e das 14h e 16h, no Museu Municipal.
Mesa redonda – Roda de conversa sobre Turismo Cultural, com a presença da Prof.ª Dr.ª Susana Gastal (UCS), da secretária Municipal da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto; e do Prof. Dr. Itamar Ferretto Comarú. Atividade virtual, no dia 18 de maio, às 19h. Link: meet.google.com/pgj-pekb-wip
19/05:
Palestra – “Circulação de artistas europeus na Belle Époque brasileira: A família Zambelli em Caxias do Sul”, com a Prof.ª doutoranda, Cristiana Cavaterra da Universidade Federal de São Paulo. Atividade virtual, no dia 19 de maio, às 15h.
Mesa redonda – Roda de conversa sobre a Capoeira, com a participação dos Mestres Macaco, Alfinete e Brasil, no dia 19 de maio, às 19h, no jardim do Museu Municipal.
21/05:
Apresentação – Roda de Capoeira no Museu Ambiência Casa de Pedra, no dia 21 de maio, às 14h, com o grupo Pé de Quilombola.
Show musical – Apresentação do Coro Municipal de Caxias do Sul, no dia 21 de maio, às 15h, no jardim do Museu Municipal.
24/05:
Ação educativa – Formação com o núcleo permanente QuERER – Qualificar a Educação para as Relações Étnico-Raciais, da Secretaria Municipal da Educação (SMED), e Conselho Superior de Umbanda da Serra Gaúcha (CONSUSG), no dia 24 de maio, das 10h às 12h e das 14h e 16h, no Museu Municipal.
25/05:
Oficina de Maculelê, com a profa. Jujuba, no dia 25 de maio, às 9h, no Museu Municipal.
26/05:
Oficina – Gestão de acervos e documentação museológica, com a Prof.ª Dr.ª Ana Celina Figueira da Silva, do curso de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da UFRGS. Atividade virtual, no dia 26 de maio, às 15h.
02/06:
Palestra – “Do objeto a patrimônio: o papel da teoria e pesquisa no processamento museológico”, com a Profª Dr.ª Ana Carolina Gelmini de Faria – UFRGS. Atividade virtual, no dia 02 de junho, às 15h.