Está definida a programação oficial do 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. A edição especial, que celebra o cinquentenário do evento, ocorrerá de 12 a 30 de julho, na Rua Coberta, Praça das Flores e outros espaços do município, com entrada gratuita.
O início da programação ocorre na quarta-feira, 12 de julho, às 19h30, no Plenarinho da Acinp, com a Noite de Homenagens e Momento Ecumênico. A partir de quinta-feira, 13, o evento conta com simbolismo da Chama Folclórica, cuja cerimônia de acendimento acontece às 19h30 na Associação Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo, no Centro. E a abertura oficial do 50º Festival Internacional de Folclore será na sexta-feira, 14, às 19h30, na Rua Coberta, momento em que também será encenado o espetáculo “50 Anos de Emoção”.
O Palco da Diversidade terá sua grande estreia no sábado, 15 de julho, às 14h, com a apresentação do Ballet Ucraniano Roksolana, da Argentina. Até 30 de julho, a Rua Coberta de Nova Petrópolis receberá mais de 170 apresentações gratuitas de grupos internacionais, nacionais, regionais e locais. No mesmo período, haverá dezenas de apresentações em espaços como o Parque Aldeia do Imigrante, escolas, empresas patrocinadoras do evento e também nos bairros e localidades que receberão as Noites Culturais.
Além das apresentações de dança, música e teatro, o 50º Festival Internacional de Folclore contará com oficinas de artesanato e gastronomia com as Mãos e Panelas da Diversidade; três Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade nas manhãs de domingo; Desfiles de Integração na Av. 15 de Novembro; Baile Infantil; Sarau da Diversidade; Encontro de Soberanas; Jogos Germânicos e da Diversidade; Feira da Diversidade, Praça de Alimentação e, de forma inédita, o Encontro Mundial de Coreógrafos – de 25 a 30 de julho.
A programação completa e mais informações estão no site do festival.