Nova Petrópolis, Cidade Internacional do Folclore IOV-Brasil, está empenhada nos preparativos para o maior evento cultural da Serra Gaúcha. O 51º Festival Internacional de Folclore será realizado de 19 de julho a 4 de agosto de 2024 na Rua Coberta do Município. Durante 17 dias, Nova Petrópolis será o reduto de culturas de diversas partes do mundo, todas unidas em uma grande festa de integração entre os povos, com ações solidárias em prol dos gaúchos e celebrações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Como defende o tema da 51ª edição, “A diversidade é o que nos une e fortalece nosso legado.”
O lançamento da 51ª edição ocorreu na terça-feira, 18 de junho. Na ocasião foram apresentadas as principais novidades, os grupos folclóricos confirmados, a programação comemorativa ao Bicentenário da Imigração Alemã, as ações solidárias em prol do Rio Grande do Sul e todos os detalhes do evento.
Para a edição de 2024, o Festival Internacional de Folclore contará com seis grupos folclóricos internacionais, quatro nacionais, seis regionais e 20 grupos locais confirmados; além de coros, orquestras e bandinhas típicas, que são novidades. Todos irão se apresentar na Rua Coberta, localizada na Praça das Flores, um dos atrativos mais encantadores da Serra Gaúcha.
Grupos visitantes confirmados
Grupos regionais: Grupo Folclórico Polonês Krakus (Ijuí), Grupo Staburags (Ijuí), Cia de Danças Nadima Murad (Porto Alegre), Associação Cultural Fare Amicci (Caxias do Sul), CTG Vaqueanos da Tradição (Porto Alegre) e CTG Aldeia dos Anjos (Porto Alegre). Grupos estaduais: Movimento Artístico Patrícia Dalchau (Santa Catarina), Grupo Parafusos (Sergipe), Grupo de Cultura Popular Ariús (Paraíba) e Grupo Parafolclórico Frutos do Pará (Pará).
Grupos internacionais: Ballet Ucraniano Roksolana (Argentina), Ballet El Trebol (Argentina), Asociación Cultural Amanecer Peruano (Peru), Compañia de Danza Anastasia Flores (Estados Unidos), Grupo Doña Urraca (Espanha) e Tanz- und Folklorensemble Ihna (Alemanha).
Além disso, o 51º Festival Internacional de Folclore terá como novidades o Espaço Letras e Artes, uma valorização dos artistas locais por meio da exposição e venda de pinturas, esculturas e livros produzidos pelos artistas locais; a exibição de produção audiovisual realizada por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo, “Nos Passos da Tradição”; Roda de Capoeira e uma programação especial alusiva ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, com rodas de conversa e palestra.
Além das apresentações de danças folclóricas, que enfeitarão o palco do evento com cores, ritmos, danças e cultura; o 51º Festival Internacional de Folclore contará ainda com o Acendimento da Chama Folclórica; os Desfiles de Integração; o Baile Infantil; os tradicionais Jogos Germânicos e Jogos da Diversidade; as Noites Culturais, que levam a diversidade do festival às mais distantes localidades do Município; as Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade; o espetáculo “Linhas de Memória”; entre outras atrações.
As Soberanas do Folclore Alemão e anfitriãs da 51ª edição, rainha Ana Luiza Kuhn, 1ª princesa Marluce Maldaner e a 2ª princesa Camila Caroline Schwaab enfatizaram o orgulho em representar o maior evento cultural da Serra Gaúcha e o desejo de que o Festival Internacional de Folclore seja um marco de união, recomeço e valorização do legado deixado pelos imigrantes e da diversidade cultural que tanto enriquece Nova Petrópolis.
“Estamos vivendo a expectativa por toda a emoção que o Festival Internacional de Folclore nos proporciona. É com paixão que a nossa comunidade se mobiliza pelo evento. O Festival Internacional de Folclore representa vida, integração, compartilhamento e orgulho para todos nós”, disse a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal.
Em 2024, na abertura e encerramento do Festival Internacional de Folclore, o público assistirá o espetáculo “Linhas de Memória”, uma obra em homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, cujo elenco valoriza os artistas locais para homenagear os antepassados, valorizando os legados deixados por eles, que ainda estão vivos no cotidiano.
O espetáculo tem roteiro e direção de Edineia Werner, produção audiovisual de Mauro Stoffel e direção coreográfica de Vanessa Jeniffer Zeni. O elenco é formado por integrantes da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis e do CTG Pousada da Serra. O espetáculo “Linhas de Memória” cria um paralelo entre o ontem e o hoje, entre os antepassados e os descendentes, separados por 200 anos, mas com muitas coisas em comum. A cultura é o maior legado dessa travessia oceânica.
Durante os 17 dias do 51º Festival Internacional de Folclore ocorre, também, a tradicional Feira da Diversidade, junto à Praça das Flores, apresentando dezenas de estandes com produtos artesanais vindos das mais diversas nacionalidades. A Feira da Diversidade ocorre diariamente, das 9h às 21h. A gastronomia também estará presente com uma Praça de Alimentação, diariamente, das 10h às 22h.