Com apenas três anos de vida, o Crismiolo Empório Gourmet, que nasceu em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, se prepara para expandir. A meta é chegar em 2021 com seis lojas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A marca hoje é referência no segmento com diferenciais que vão do atendimento ao preço, da qualidade à diversidade. São 2.500 itens num espaço que contempla armazém, food service e serviços – o mais recente é o iFood.
Para os sócios-diretores do Crismiolo Empório Gourmet, Ariel Marangoni e Cristina Miolo, franquear a marca é resultado da aceitação e demanda do mercado. “Abrimos o negócio em 2016 e o sucesso foi imediato. Logo, fomos procurados por interessados em inaugurar o conceito do Crismiolo em outras cidades do país. Percebendo o potencial, estruturamos o modelo de franquias para replicar o padrão e agora somos a primeira rede de franquias de empório gourmet do Brasil”, destaca Marangoni.
Para Cristina a receita de sucesso é temperada pelo bom atendimento, mix de produtos, qualidade e ambiente pensado no bem-estar do cliente. “Nossa missão é vender uma experiência que leve produtos gourmet à mesa do cliente, sem cobrar mais por isto. Temos o que todo supermercado oferece, mas aqui tudo é diferenciado. Nosso presunto, por exemplo, é fatiado na hora e embalado em papel termo sensível. Assim, o produto dura muito mais”, explica.
A primeira franquia
Caxias do Sul, também na Serra Gaúcha, será a primeira cidade a receber uma loja Crismiolo. A inauguração está prevista para novembro na rua Marcílio Dias, 240, sob o comando de Gilceu e Maria Luisa Cantelli. O espaço de 200 metros quadrados reunirá quase 2 mil itens, gerando muito mais do que compra, mas uma experiência gourmet. Outras nove cidades gaúchas já estão no radar da marca, sendo elas: Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul e Santa Maria, mas a procura vem também de outros estados. A ideia inicial é expandir num raio de 600 quilômetros, chegando, inclusive, em Santa Catarina e Paraná.
Os custos de uma franquia Crismiolo variam de acordo com a cidade do candidato e o tamanho da loja, podendo ser a partir de 60m² e R$ 245 mil, com retorno previsto de 18 a 36 meses.
A unidade mãe
De 80 para 220 metros quadrados, a empresa rapidamente deixou de vender produtos e passou a proporcionar experiências. O que era apenas um armazém, passou a oferecer serviços como tábuas, cestas e sanduíches em mesinhas gerando experiência no local, além do food service com atendimento a mais de 70 restaurantes da Serra Gaúcha com fornecimento de temperos, conservas, grãos e queijos.
O mix sempre foi um dos diferenciais da delicatesse, não apenas pela quantidade e diversidade, mas principalmente pela qualidade. O Crismiolo também é opção para quem busca alimentos mais específicos e quer encontrar tudo que precisa em um único lugar. A loja oferece produtos do dia a dia, tábuas, cestas, bebidas, uma linha de itens especiais e outra com marca própria. Queijos, produtos naturais, congelados, vinhos, espumantes, destilados, cervejas, suplementos e orgânicos compõem o mix que está sempre em transformação. São várias lojas em uma só. Antes de entrar para o armazém, todos os produtos são testados e aprovados.
Único empório do Brasil com staff de loja – hoje a equipe conta com 15 profissionais na ‘unidade mãe’, em Bento Gonçalves –, o Crismiolo também possui integração de sistema garantindo um check out rápido e eficiente.
Números do mercado brasileiro de franquias
– Crescimento de 7,1% em relação a 2017.
– Faturamento do setor girou em torno de R$ 175 bilhões em 2018.
– O segmento franquias de alimentação faturou 7% mais em 2018 em relação a 2017, totalizando R$ 45 bilhões de receita.
– O setor registrou alta de 8,8% no número de vagas abertas comparado a 2017.
– O Brasil possui mais de 150 mil unidades franqueadas em todo território nacional, sendo o 4º colocado no ranking mundial em número de franquias.
– 80% dos negócios independentes não chegam a completar 3 anos de vida.
– Somente 8% das franquias não completam 3 anos.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Bruno Marconi / Divulgação