A Unicred Integração apresenta um projeto de educação financeira pioneiro dentro do Sistema Unicred Brasil e inédito em relação ao seu formato e abrangência no Rio Grande do Sul. Com o propósito de tornar a vida das comunidades onde está inserida mais cooperativa e sustentável, o Vida que Prospera vai oferecer educação financeira de forma voluntária ao maior número possível de crianças e adolescentes e, com isso, ajudar a fazer a diferença na vida de cada um.
O projeto será desenvolvido em três frentes de atuação: comunidade, colaboradores e cooperados.
Na primeira, um ônibus visitará escolas das cidades onde a Unicred Integração está presente, alcançando estudantes do Ensino Fundamental e, a longo prazo, do Ensino Médio e universitários. O ônibus foi projetado especialmente para se transformar em um miniauditório para a exibição de vídeos e realização de bate-papos e eventos. Em cada escola visitada pelo projeto será desenvolvido o Jogo do Desafio, uma atividade educativa e lúdica sobre educação financeira. Também será disponibilizado à comunidade o site vidaqueprospera.com.br, com conteúdos, dicas, simulador, e-books e artigos sobre reflexão crítica na tomada de decisão financeira, planejamento de gastos e reais necessidades de consumo. As demais frentes envolverão colaboradores da Cooperativa, com promoção do voluntariado e rodas de conversa, e também cooperados, por meio da realização de eventos sobre educação financeira.
“Há tempos buscávamos um modelo ideal de projeto social em que pudéssemos exercer um dos princípios do cooperativismo, que é o de melhorar a comunidade onde estamos inseridos. Era uma demanda antiga da nossa Cooperativa, que agora conseguimos suprir de maneira inédita e exemplar”, comemora a primeira vice-presidente da Unicred Integração, Dra. Deize De Zorzi Piccoli, madrinha do projeto. Ela salienta que um dos méritos do projeto é seu alinhamento com alguns dos propósitos do cooperativismo, ou seja, a ajuda mútua e a parceria. “Além da maneira lúdica e pedagógica que encontramos de explicar, principalmente à comunidade escolar, que dinheiro não dá em árvore e nem cai do céu, e que é preciso estar preparado para enfrentar o estilo consumista que a sociedade impõe”, complementa Dra. Deize.
O diretor de Operações da Unicred Integração, Fabiano Kruchin, entende o Vida que Prospera como um projeto a longo prazo oferecido pela Cooperativa por meio de ações continuadas e remodeladas. “A iniciativa é ampla, existe uma gama de possíveis ações relacionadas com educação financeira. Destaco a nossa plataforma do projeto, o ônibus que irá levar conhecimento para cada uma das escolas que participará do projeto. A abordagem que teremos durante as atividades é outro ponto importante: são as escolhas que farão a diferença para o futuro da vida financeira de cada criança impactada. Destacaria também a escolha do público, que são as crianças das escolas de Ensino Fundamental. E, para finalizar, a motivação de voluntariado dos colaboradores da Unicred Integração”, observa Kruchin.
Proposta pedagógica
E se o dinheiro pudesse ser sempre uma solução e nunca um problema? É possível imaginar o impacto disso na vida das pessoas e na sociedade? Esses questionamentos pautam a proposta pedagógica do Vida que Prospera. Afinal, saber lidar com o dinheiro ainda é um desafio, e esse é o primeiro passo para uma gestão financeira responsável, uma vida mais próspera e um horizonte sustentável. “Há inúmeros projetos na área da educação financeira, mas o Vida que Prospera oferece vários atributos de ineditismo por envolver comunidade, colaboradores da cooperativa e seus cooperados”, diz Márcia Tolotti, psicanalista e consultora de Educação Financeira do projeto. Ela salienta que a Unicred Integração entendeu e abraçou uma das propostas mais eficazes do projeto, o de inserir a interferência do aspecto psicológico e emocional na forma como se lida com o dinheiro. “Muito mais do que educar financeiramente, o Vida que Prospera cria uma reflexão crítica, um entendimento do aspecto psicológico que interfere na tomada de decisão. Embora esse conceito pareça complexo, conseguimos transpor para uma linguagem compreensível, prática e pedagógica. Ou seja, não se trata de mais um projeto social protocolar de uma instituição financeira, vamos muito além disso”, compara Márcia.
A consistência pedagógica é uma marca forte do Projeto. A cada visita às escolas será desenvolvido o Jogo do Desafio, uma atividade lúdica e interativa com os alunos, ambientada em um tabuleiro gigante. O jogo surgiu como uma possibilidade de vivenciar com os alunos um dos elementos subjetivos da educação financeira, que é o de fazer escolhas, além de desenvolver habilidades cognitivas de cálculos simples de soma e subtração, no caso das séries iniciais. “No desafio são apresentadas algumas necessidades básicas e despesas do dia a dia que devem ser percebidas e reconhecidas. A partida promove a integração entre os colegas, exige atenção e escuta. Foram elencados temas como alimentação, saúde, educação, lazer e transporte como necessidades comuns a todos. Ao longo da partida, os alunos têm o objetivo de atender às necessidades diárias apresentadas pelo tabuleiro, que representa um calendário mensal, controlando as despesas e aproveitando as oportunidades para gerar receita. Durante a partida são apresentados desafios dinâmicos, que geram uma situação competitiva mas colaborativa, pois o resultado será para todos”, explica a consultora pedagógica Fabrícia Bisol Finco. Ela lembra que o Vida que Prospera promove atividades que contemplam as Unidades Temáticas e Objetos de Conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as séries iniciais do Ensino Fundamental e propõe o desenvolvimento de suas habilidades em atividades dinâmicas e colaborativas.
Mascote, site e voluntariado
O Vida que Prospera tem um site exclusivo para divulgar as ações desenvolvidas, além de oferecer dicas e artigos sobre educação financeira. “A partir do site, utilizaremos também a força do blog e das redes sociais da Unicred Integração. Vamos trabalhar também o público interno, via intranet, e o nosso Cooperado, por meio da plataforma exclusiva para esse público, o Portal de Governança”, comenta Cândida Larentis, gerente de Marketing da Unicred Integração, reforçando o alcance das três frentes do projeto: comunidade, colaborador e cooperados. “Quando falamos do projeto e seu objetivo, da forma como vai chegar às crianças e às famílias, todos se sensibilizam. Vale também mencionar a mascote do projeto, a Bel, uma simpática abelha, que além de ajudar a levar os ensinamentos da educação financeira às escolas faz relação com a colmeia, um dos símbolos do cooperativismo.
A coordenadora de Gestão de Pessoas da Unicred Integração, Fabiane Bykowski, salienta o envolvimento voluntário dos colaboradores já na fase inicial do projeto, com ideias e sugestões para a sua formalização. Durante o andamento do Vida que Prospera, os voluntários vão auxiliar na visita às escolas participantes, entre outras ações. “Além de atuarmos em uma cooperativa, que tem como princípio o interesse pela comunidade, compreendemos que o projeto social também é um desejo dos colaboradores. Todos buscam formas de ajudar através de ações que podem transformar o futuro das pessoas, famílias e, por consequência, a sociedade”, observa Fabiane.
Primeiras ações
A ação piloto do projeto foi realizada no Colégio Murialdo – Unidade de Caxias do Sul no dia 02 de outubro. As próximas ações a serem desenvolvidas com estudantes com o Jogo do Desafio ocorrem no final de outubro, início de novembro, em escolas de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Pelotas e São Lourenço do Sul. Ao longo de novembro, serão contempladas escolas de Caxias e cidades da região nordeste do Estado.
Unicred Integração
A Unicred Integração completou em abril seis anos de atuação considerando a união de três forças cooperativas regionais gaúchas: Nordeste, Litoral Sul e Pelotas. Ganhou essa denominação em 1º de abril de 2013, a partir da unificação da Unicred Nordeste (sede em Caxias do Sul), Unicred Litoral Sul (sede em Rio Grande) e Unicred Pelotas. Atualmente com mais de 11 mil cooperados, proporciona suporte financeiro aos cooperados por meio de créditos, aplicações financeiras e prestação de serviços da forma mais simples e benéfica. Organizada em bases democráticas, busca atender às necessidades dos cooperados, que também são donos da instituição financeira.
Fonte: Dinâmica Comunicação / Foto: Divulgação