A Sparkling Night Run inovou a agradou em sua 6ª edição, realizada na noite de 09 de novembro, em Bento Gonçalves. Mais de 700 atletas (foram cerca de 460 na corrida, aproximadamente 200 na caminhada e mais de 60 na modalidade kids) conheceram e percorreram o novo trajeto, que teve o Parque de Eventos como ponto de largada, chegada e concentração da programação do Sparkling Festival.

O circuito de desafios iniciou às 18h30 com uma novidade apresentada neste ano: a modalidade Kids, incentivando os jovens de 3 a 15 anos à prática de esportes em uma saudável integração lúdica, organizada por faixas etárias. Depois foi a vez dos inscritos na caminhada percorrerem os 5km do trajeto, que contemplou tradicionais pontos turísticos da cidade, culminando com a passagem pela ‘Igreja Redonda’, na praça São Bento. O ponto alto da noite foi a largada da prova de corrida – primeiro para os atletas que encararam os 10km e, na sequência, os inscritos para o percurso de 5km.

Sob os aplausos de incentivo do público espectador, aos poucos os participantes foram cruzando a linha de chegada para curtir as facilidades da área do atleta – massa da Orquidea, em homenagem ao Dia do Macarrão, para repor as energias, hidratação e massagem com a equipe técnica de fisioterapeutas da UCS, entre outras – e as atrações do Sparkling Festival. Diversos foodtrucks comercializaram deliciosas opções gastronômicas, acompanhadas por espumantes, vinhos e sucos. No palco, atrações musicais animaram a festa.

Superação a cada passada

Cada um dos mais de 700 participantes da Sparkling Night Run trouxe para a prova uma história particular de superação. As longas horas de treino e preparação foram comemoradas no emocionante momento da passagem pela linha de chegada, recompensando todo o esforço e dedicação colocados no treinamento.

Estreante na Sparkling Night Run, o vencedor da corrida de 10km na categoria masculina, Rafael Cvitko, é um exemplo de determinação. Aos 32 anos, o atleta corre profissionalmente há cinco, após encontrar na prática de atividades físicas uma alternativa para superar a depressão. “Correr vai além do físico, faz bem para a mente e é um estímulo para a melhora da qualidade de vida”, destaca. Com base em sua experiência, ele também destacou a boa infraestrutura da prova. Cvitko completou a corrida em pouco mais de 35 minutos e faz parte do grupo Campos Running, de Novo Hamburgo – pelo qual já disputou maratonas nacionais e internacionais, como a São Silvestre.

Da emoção da estreia à tranquilidade que só a experiência garante, Suelen Spadari, participante de quase todas as edições da Sparkling Night Run, foi a campeã nos 10 km, na categoria feminina. “É uma prova que evolui a cada ano e isso nos deixa muito contentes. Desde que eu nasci a corrida está em meu sangue, pois é uma tradição de família, então ter a oportunidade de participar de mais uma edição é sempre especial”, conta a atleta que corre há mais de 18 anos.

Exemplo de como a prática de atividades não tem idade, a aposentada Neiva Tonini esbanja vitalidade aos 70 anos participando da categoria caminhada pelo segundo ano seguido. “Faço pilates e caminho quase que diariamente, pois é sinônimo de qualidade de vida. E a Sparkling é um incentivo muito bom para quem gosta e precisa da prática de esportes”, comenta Neusa, que teve o apoio do Estúdio F e da Natsports na participação.

Novidade da edição, a categoria kids também evidencia a democratização de idades que a prova proporciona. O jovem Mateus Ribeiro Anderle, de 11 anos, disputou os 200 metros dentro de sua faixa etária e aprovou a iniciativa. “Eu gosto de praticar esportes na escola, por isso achei bem legal poder correr aqui na Sparkling também, junto da minha família”, diz o pequeno, acompanhado de seus pais participantes da caminhada.

O resultado completo da prova, com o desempenho dos atletas e seus tempos, pode ser conferido no link https://bit.ly/33AOwZA ou diretamente no site da empresa Chip Brasil.

Fonte: Exata Comunicação e Eventos / Foto: Divulgação