A Festa do pêssego chega a sua 5º edição e ocorre nos dias 10, 11 e 12 de janeiro na praça central de Pinto Bandeira.
Após alguns anos sem ocorrer, com sua última edição no ano de 2008, este ano ela retorna trazendo muitas novidades.
O vice-prefeito e diretor da festa, Daniel Pavan conta um pouco sobre os preparativos e sobre seminários que devem trazer a tecnologia e a empregar maior qualidade.
“Estamos trabalhando em tempo integral nessas últimas semanas, pois logo a festa chega e inicia no dia 10 com o encontro estadual de frutas de caroços. Vamos estar trazendo para Pinto Bandeira, talvez o que tenha de mais novo e moderno para se falar sobre o assunto. Temos palestrantes do mundo inteiro. Falando em assuntos atuais como a rastreabilidade, novas variedades, novos cultivares de ameixa e manejo de doenças”.
As soberanas, rainha Karla Fabricio e princesas, Rubiane da Campo Rubbo e Francine Foresti foram eleitas em março de 2019, durante a celebração dos 23 anos da emancipação do município.
Karla comenta sobre o empenho da comunidade em desenvolver o município e sobre a festa.
“Tivemos uma longa divulgação, passamos por mais de 40 municípios, comércios e empresas da nossa região. Convidando para virem prestigiar a nossa festa, mas também divulgando o nosso município, por ele ser o mais novo do Brasil e recentemente ter conquistado o título de capital estadual de pêssego de mesa. Graças a todos os produtores do nosso município que com isso dão sustento a suas famílias e fazem a economia de Pinto Bandeira crescer. A festa será um lugar para vir com toda a família e aproveitar o dia todo”, diz.
O evento contará com praças de alimentação, comidas diferenciadas, estandes com produtos coloniais, agroindústrias, bebidas. E o ápice das apresentações culturais, será no último dia de festa com o desfile temático contando a história da comunidade e do pêssego.
A safra do pêssego 2019
A safra teve início poucos dias depois do previsto devido as condições climáticas, contudo apresentou grande qualidade e tamanho, diferenciada das outras, além da doçura das frutas.
Segundo Pavan, a safra conseguiu agregar muito na condição do pêssego.
A expectativa é que neste ano a safra passe de 18 mil de toneladas de fruta processada e embalada.
10/01 Sexta-feira
19h Cerimônia de Abertura
19h30min Canarinhos de Pinto Bandeira
20h30min Show com Claus e Vanessa
11/01 Sábado
9h Abertura da feira
14h Torneio de Quatrilho
14h30min Olimpíadas Coloniais
19h Show com San Marino
12/01 Domingo
8h30min Rústica e Caminhada
9h Abertura da feira
14h Desfile temático
16h Show com Ragazzi de Monti
Fonte: Leouve / Foto: Reprodução Internet