Com a pandemia, todos os segmentos econômicos foram atingidos, mas o que mais sofreu impacto foi o do turismo. Após o isolamento social, as viagens domésticas serão a aposta do setor para a retomada. Isso é que nos indicam diversas pesquisas, especialistas.
Diante desta expectativa, a Associação de Vinícolas dos Altos Montes, composta por dez produtoras de vinhos finos das cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha, lançaram a campanha “Tu conheces o teu Rio Grande?” nas redes sociais, com o objetivo de valorizar as potencialidades turísticas do nosso Estado e incentivar o turismo local após o isolamento social.
“Nossa terra é tão rica em belezas naturais, diversidade cultural e gastronômica. Nós somos considerados bairristas, mas nem sempre valorizamos o que é daqui. Escolhemos conhecer vinhedos europeus, por exemplo, sem explorar os terroirs gaúchos. Nosso Estado é referência em produção de vinhos finos e no enoturismo brasileiro, mas muitos nem sabem disso”, aponta Filipe Panizzon, presidente da associação.
A instituição faz um apelo aos gaúchos e afirma que o turismo local traz benefícios para todos. “Além de valorizarmos a economia de nosso Estado, auxiliando diversos trabalhadores e empresas do setor, temos a oportunidade de conhecer melhor a nossa cultura, nossas paisagens, nossa gastronomia. E tudo isso, com custos mais baixos comparados a viagens internacionais”, completa Panizzon.
Fonte: Usina de notícias / Foto: Divulgação