Criada nos Estados Unidos, a Black Friday se tornou uma das principais datas comemorativas para o setor varejista. No Brasil, em especial nesta edição de 2021, a data comercial se tornará ainda mais essencial. Uma recente pesquisa realizada pela Méliuz, startup de cashbacks, que envolveu 800 pessoas de todo o Brasil, indicou que 71% dos brasileiros pretendem realizar compras na Black Friday de 2021.
Pensando nisso, as empresas devem incluir a data no planejamento anual. Uma vez que, a Black Friday é propagada em grande parcela por meio de mídias off-line: televisão e rádio.
Aos que visam o lucro neste momento, é de extrema importância realizar estratégias palpáveis de divulgação. E, claro, é primordial contar com monitoramento e análise em tempo real do alcance do produto. Para que, desta forma, seja possível mensurar o verdadeiro resultado da propaganda.
A Publiset, companhia especializada na indústria da comunicação, capaz de unir dados específicos à criatividade, vem realizando uma série de ações em parcerias com empresas interessadas em aumentar a propagação da marca.
Monitorando a relevância da marca através da exclusividade de seus processos, bem como a inteligência artificial envolvida, a companhia funcionará com três pilares de atividades: análise de onde devem ser os maiores investimentos de mídia off-line, mapeamento da concorrência e check-in de campanhas.
A partir do serviço realizado, a empresa pode saber as principais informações de performance do seu comercial na televisão e no rádio, como por exemplo: dados de momentos específicos, transmissões que estão ocorrendo ao vivo no canal no YouTube (e que podem impactar na repercussão), cliques nas redes sociais no momento exato da exibição, o clima em determinada região e ainda, permite que a empresa responsável realize comparativos com outras instituições similares que também estão no ar.
Segundo o sócio e head de atendimento da Publiset, Adriano Oliveira, será realizado um trabalho especial neste momento, já que a divulgação em mídias certas, evita que haja a perda de investimentos.
“Diferentes conteúdos apresentam distintas efetividades, sejam eles patrocínios ou ações de merchandising. É comprovado que anúncios de TV ainda influenciam muito os brasileiros. Para uma campanha efetiva, é preciso uma análise minuciosa. Entre os trabalhos, podemos realizar um levantamento dos melhores dias e horário para veiculação de propagandas e, quais canais contribuem mais. Em suma, os resultados poderão ser extraídos pelo canal utilizado por eles”, destaca Adriano, afirmando ainda, “O mundo digital está extremamente conectado com o poder da televisão”.
Em 2020, as vendas da Black Friday ultrapassaram a marca de R$ 4,02 bilhões. Preparem-se para 2021!