De 10 a 18 de novembro, o Parque Municipal de Feliz receberá milhares de visitantes para degustar todas as delícias da 20ª edição da Festa da Amora e Morango. A cerimônia de abertura ocorrerá neste sábado (10), às 11h, e dará início aos sete dias de festividades.

Muitas estruturas estão sendo montadas e somadas às belezas naturais do Parque Municipal, prometem oferecer um cenário acolhedor e repleto de atrações culturais e gastronômicas. Neste ano, o evento terá shows nacionais e utilização de espaços até então não aproveitados do Parque Municipal.

Conforme o presidente da festa, Nelson Vicente Martiny, as expectativas são as melhores possíveis. “A comissão e todas as pessoas envolvidas de fato assumiram o seu papel e reorganizaram o evento. Temos uma nova identidade visual e marca, reestruturamos o parque, de maneira que ele seja melhor aproveitado, onde as pessoas poderão transitar em praticamente todos os hectares”, conta. “Além disso, teremos dois palcos de shows, deixando as pessoas com mais opções; dois Biergartens, o Musik e o Wald, sem contar que a arena de show vai ser maior, com a contratação de uma programação mais eclética e três shows nacionais”, relata.

Nelson faz questão de destacar que a festa procurou também valorizar os talentos locais. “A aprovação da Lei de Incentivo à Cultura nos dá a prova que a Secretaria da Cultura teve olhar muito especial, visto que a nossa programação é constituída por 60% de artistas do município, como, por exemplo, as bandas típicas, as bandas de rock, as bandas de baile, a Orquestra de Sopros, o teatro, o Grupo de Danças, o CTG, dentre outros”, enaltece. “Também estamos mostrando que Feliz tem uma veia artística, que faz respeitar toda a história da imigração alemã, preservando a arte, a cultura e a educação”, complementa.

O presidente espera um grande público para usufruir das atrações da festa e desfrutar das belezas naturais do Parque. “É a comemoração da colheita da amora e do morango e o setor agrícola vai estar muito bem representado e no lugar mais nobre, logo na entrada. Dando ênfase ao motivo da festa”, afirma Nelson.

Para o prefeito Albano Kunrath a Festa é o momento de Feliz celebrar a colheita da amora e morango. “E também propagar o potencial do município e da região, envolvendo todos os segmentos, enaltecendo não só o nosso setor primário, comercial e industrial, mas também, a questão cultural que é muito forte e que envolve música, dança e a alegria do nosso povo”, destaca. “Nós recriamos o nosso evento para dar uma nova dinâmica e fortalecer cada vez mais o turismo, porque sem evento a gente não faz turismo”, conclui.

Reconhecimento e orgulho do setor primário

Atualmente, Feliz conta com 50 hectares de morango, cultivados por 200 famílias, o que representa uma produção anual de 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil) kgs da fruta. Já de amora, são ao total 9 hectares, que produzem cerca de 54 mil kgs da cultura que envolvem 14 famílias.

Se hoje a Festa é a celebração da colheita do morango e da amora, muito devemos aqueles que iniciaram os cultivos na fruta no território felizense. Por isso, nesta edição, os pioneiros na produção de morango serão homenageados na abertura do evento e receberão menção honrosa como forma de gratidão e reconhecimento. São eles: João Bruno Dullius (In Memorian), José Armando Bach, Celso Bach, Romeo Bach, Egidio Ost, Itacir Estevão Pastori, João Carlos Seidel, Jair Lairton Seidel, Odair José Seidel, Orestes Gabardo, Valdir Monegat, Paulo Schmitz e Emilio Schmitz.

Setor primário enaltecido

A Emater/ Ascar em conjunto com a Secretaria de Agricultura, está responsável por uma série de ações ligadas à agricultura. Conforme destaca o chefe da Emater/Ascar de Feliz, Mateus Monteavaro, no galpão do produtor será composto por três produtores do município expondo os seus produtos, duas agroindústrias locais e mais 14 agroindústrias familiares. Além disso, terá o pavilhão do artesanato, com várias atrações, presença do Círculo de Máquinas e exposição de morangos, inclusive, exemplificada com uma estufa. “Vale ressaltar, que teremos também exposições das culturas. Neste ano, conseguimos 81 produtores inscritos para expor morango e 22 de amora”, conta Mateus.

Muitas gostosuras gastronômicas

Um dos grandes atrativos da festa é sem dúvidas as gostosuras provenientes da amora e do morango. E nesta edição não será diferente. O visitante poderá desfrutar da amora e morango com chantilly, espetinho de morango, cucas fresquinhas feitas na hora pelo Clube de Mães Recanto da Amizade do Arroio Feliz, além de uma diversidade muito grande entre lanches, churros, crepes, sorvetes e almoço típico e tradicional.

E como Feliz é a Capital Estadual da Cerveja Artesanal, nada mais justo do que enaltecer as cervejarias felizenses. Desta forma, o visitante terá a sua disposição chopes produzidos pela Altenbrück, Kaltbach e Danken.

O evento trará também a exposição industrial e comercial, bem como mostra de artesanato, parque de diversões, entre outras atividades para que as famílias possam curtir o Parque Municipal de Feliz durante todo dia.

Programação completa acesse: https://www.facebook.com/festadaamoraemorango/ 

 

Fonte: Leouve / Foto: Reprodução Internet

Soberanas da Festa da Amora e Morango de Feliz 2018: rainha Pâmela München e princesas Natália Herzer e Pâmila Escher.