Exímio numa técnica marcada pela fluidez dos matizes das cores diluídas, propondo nuances ao olhar, o artista visual Antônio Giacomin apresenta a coleção Qual é a Sua Fé? em exposição a partir desta quarta-feira (31), em sua galeria (Rua João Adami, 286, Pio X), em Caxias do Sul. Focada no universo das divindades, das múltiplas manifestações da fé e da religiosidade brasileiras, a nova série reúne aquarelas e alguns acrílicos sobre tela nos quais afirma e reverencia o poder dessas imagens de devoção.
Entre São Francisco, São Jorge, Santo Antônio, Iemanjá e uma profusão de figuras sagradas que registram o ecumenismo popular, os trabalhos contextualizam a tradição cultural brasileira, como afirma Sergio Buarque de Holanda em “Raízes do Brasil” ao falar do homem cordial brasileiro que desafia a ortodoxia de muitos credos ao lidar com santos e orixás feito parente próximo, alguém da família. Quem, afinal, nunca exclamou: “Oh, ‘meu’ santinho?!” em alguma ocasião da vida.
A mostra surge inicialmente de pedidos de imagens de santos e orixás ao artista. Com isso, veio a proposta de ilustrar aspectos da sincrética fé brasileira, entre a reverência à simbologia tradicional da iconografia religiosa e a liberdade da criação artística. É arte em aquarela relendo a religiosidade e a fé humana.
Antonio Giacomin é artista visual nascido em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, com uma trajetória de quatro décadas no universo da pintura. Reconhecido como um dos principais nomes na produção de aquarelas no mundo, teve trabalhos expostos em mostras e eventos em diversos países. Além da produção artística que o caracteriza e difer encia, Giacomin ministra workshops, oficinas criativas e palestras, atendendo também a compromissos de cunho artístico em diversos eventos no exterior.
Durante a exposição serão comercializadas reproduções gráficas de uma das imagens de São Francisco. A renda será revertida às obras do Centro Assistencial Vitória, de Caxias do Sul.
Serviço:
O que: Exposição Qual é a Sua Fé?, do artista visual Antônio Giacomin
Quando: Dia 31 de agosto
Onde: Rua João Adami, 286, Pio X, Fone 3419.5323
Quanto: Entrada franca