O mês de outubro se inicia com o trânsito do Sol por Libra, onde está desde o dia 22/08. Durante as primeiras semanas do mês, a influência de Libra tende a nos deixar mais leves, descontraídos e comunicativos, além de fazer bem para a autoestima.
A astróloga Vic Costa, do Astrocentro, mostra abaixo como serã o mês de Outubro para cada signo:
Áries
No final de agosto, Marte – planeta regente das pessoas de Áries – entrou no signo de Gêmeos, fazendo com que você se sinta mais ansiosa e acelerada.
A passagem de Marte por esse signo acontecerá até 2026. Isso significa que você, ariana, precisará encontrar ferramentas para trabalhar a ansiedade, sem deixar que ela seja dominante.
Apesar dos desafios despertados por esse trânsito, a influência geminiana também favorece o seu desenvolvimento mental.
Com o fim da retrogradação de Mercúrio que aconteceu no dia 02/10, aproveite para aprimorar seus conhecimentos na sua área, buscando cursos, leituras e mentores.
Caso já esteja se dedicando a isso, é um bom momento para fazer um planejamento mais concreto, considerando quais são suas principais dificuldades atualmente, e como é possível contorná-las para alcançar seus objetivos.
Também no dia 02/10, a Lua entra na fase crescente em Capricórnio. As energias deste signo são relacionadas a cobranças, organização e responsabilidade – o que costuma ser desagradáveis para as arianas.
Por outro lado, você pode utilizar a influência capricorniana a seu favor. Não tente lutar contra a necessidade de colocar as coisas em ordem, e de lidar com questões burocráticas. Esse é um ótimo momento para tirar alguns pesos dos seus ombros.
A Lua cheia que acontecerá em Áries no dia 09/10 promete trazer novas oportunidades, tanto na vida pessoal quanto profissional. Contudo, como o Sol está em Libra, signo oposto complementar de Áries, você pode ter um pouco de dificuldade em aproveitar essas situações.
Tome cuidado para não querer agarrar todas as oportunidades com unhas e dentes – é preciso respeitar seus limites para haver equilíbrio, e esse é o principal ensinamento que o Sol em Libra quer te proporcionar.
Além disso, o mês de outubro também será marcado pela saída de Júpiter retrógrado do seu signo.
A retrogradação deste astro se iniciou no final de julho, em Áries, intensificando alguns traços mais difíceis da sua personalidade, como a impulsividade e o exagero para lidar com as situações.
No dia 28/10, Júpiter retrógrado retorna para o signo de Peixes, fazendo com que seja mais fácil controlar esses traços. Porém, será preciso ter cuidado com a tendência ao escapismo – buscar “fugas” que são prejudiciais para você, quando as coisas não estiverem muito bem.
Touro
A presença de Vênus, que é o planeta regente de Touro, em Libra desde o começo do mês desperta boas energias e novas possibilidades em sua vida. Além disso, Vênus está sendo iluminada pelo Sol, indicando um período em que novas portas se abrirão para você, taurina.
Por isso, a sua autoconfiança estará evidenciada em outubro, e você deve aproveitar esse momento para sair da zona de conforto e fazer coisas novas. Apenas quando você se der a oportunidade de arriscar, perceberá o quanto é capaz de conquistar aquilo que mais almeja.
Como a retrogradação de Mercúrio chegará ao fim no dia 02/10, junto a uma Lua crescente em Capricórnio – que é um signo de Terra assim como o seu – esse será o seu momento de brilhar. Aproveite para mostrar suas ideias no trabalho, usufruindo da sua capacidade de planejamento e estratégia.
A mensagem que os astros estão te trazendo agora é: acredite mais no seu próprio potencial! Por mais que essa seja uma frase clichê, é muito comum acabarmos duvidando de nós mesmas, não é? Por isso, devemos trabalhar a autoestima todos os dias.
Sempre que se sentir insegura, seja uma para cumprir demandas do trabalho, ter uma conversa delicada ou fazer algo por você mesma, lembre-se de questionar seus pensamentos, conversar consigo mesma e não deixar que eles falem mais alto que sua força de vontade.
Apesar de outubro trazer benefícios pessoais, profissionais e financeiros para as taurinas, quando o Sol entrar em Escorpião, no dia 23/10 é possível que você sinta uma baixa energética. O drama, os ciúmes e a sua persona mais controladora tendem a “dar as caras”.
Como esse é o seu signo oposto complementar, as energias escorpianas dão início a uma fase de grandes aprendizados, mas de uma forma que não te agrada muito. Você deve estar preparada para encarar suas inseguranças.
Por mais que esse seja um processo delicado, é preciso estar disposta a abraçar suas sombras para que elas não sejam mais amedrontadoras. Por isso, entenda os conflitos que virão à tona no fim do mês como uma oportunidade de crescimento.
Gêmeos
A presença do Sol e de Vênus em Libra é benéfica para você, geminiana por formar um aspecto harmônico com seu Sol natal, fazendo com que você se sinta mais autoconfiante e determinado.
A influência libriana também faz com que você tenha mais necessidade de estar com as pessoas que ama e socializar. Por isso, aproveite esse momento para fortalecer as conexões em seus relacionamentos.
Com o fim da retrogradação de Mercúrio no dia 02/10, seu planeta regente, será preciso ter muita paciência para não querer colocar todas as ideias em ação de uma só vez, já que a sombra pós-retrogradação ainda pode ser sentida.
Aproveite a primeira semana de outubro para se reorganizar e reestruturar os projetos que precisaram ser pausados, bem como resgatar aquelas ideias antigas de algo que você sempre quis fazer, mas sempre acabou ficando para depois.
Além disso, Marte está transitando pelo seu signo desde agosto, e permanecerá até 2026. Isso significa que você, geminiana, precisará desenvolver ferramentas para trabalhar a ansiedade e a impulsividade, para não deixar que esses traços sejam dominantes.
Apesar dos desafios despertados por esse trânsito, a presença de Marte no seu signo favorece o seu desenvolvimento intelectual.
Os projetos que você iniciar a partir da segunda semana de outubro tendem a ser bem sucedidos, dando frutos melhores do que você imaginava, principalmente no âmbito financeiro. Porém, é preciso se lembrar da importância do planejamento – não tome decisões no calor do momento.
Câncer
As cancerianas são afetadas, principalmente, pelo trânsito da Lua – que é o seu planeta regente. Como esse astro passa por todos os signos durante o mês, as flutuações de humor são uma forte caraterística das pessoas de Câncer, e isso não será diferente em Outubro.
Desde o dia 25/09, estamos sob a influência da lunação de Libra. A predominância da influência libriana só chega ao fim no dia 25/10, quando um novo ciclo lunar se iniciará em Escorpião.
A lunação de Libra faz com que você se sinta disposta a correr atrás das suas metas, de forma mais equilibrada e consciente. Porém, como Mercúrio está retrógrado até o dia 02/10, o sentimento de estagnação, que vem do mês anterior, pode te deixar irritada.
A retrogradação, apesar de trazer alguns imprevistos e desentendimentos, é um convite para que você se alinhe internamente para, então, estar pronta para colocar o que foi pensado em prática.
Essa necessidade se torna ainda mais clara com a Lua crescente que acontece em Capricórnio no dia 02/10, mesmo dia em que a retrogradação de Mercúrio chega ao fim. A disciplina e o discernimento capricornianos te ajudarão a tomar decisões mais assertivas, pensando a longo prazo.
No dia 09/10 a Lua se torna cheia em Áries e desperta mais energia e força de vontade para enfrentar as situações que você está vivenciando. Porém, como as energias arianas também são relacionadas à impaciência, é preciso ter cuidado para não acabar iniciando discussões sem estar com razão. Lembre-se de não se colocar como vítima da situação.
Outubro também será marcado pela Lua minguante que acontecerá em Câncer no dia 17/10. Essa fase lunar, pode gerar certo desânimo e fazer com que sentimentos mais desafiadores venham à tona. É importante acolhê-los para entender o que está se passando internamente e começar outubro de forma mais leve.
Leão
O trânsito do Sol e de Vênus por Libra faz com que as leoninas sintam uma maior necessidade de socializar. Apesar de isso ser a cara de Leão, a vontade de estar próxima de quem você ama pode gerar certa frustração nesse momento.
Isso porque o mês se iniciou com o fim da retrogradação de Mercúrio logo no dia 02/10, o que significa que agora é hora de colocar os projetos profissionais em ordem, tirando do papel aquilo que você revisou e planejou no último mês.
Por isso, a dualidade entre a vida profissional e pessoal pode se tornar mais incômoda, e será preciso se esforçar para manter o equilíbrio. Essa necessidade de encontrar harmonia em sua rotina é muito forte agora, devido à influência libriana.
O mês de outubro também será marcado por uma fase lunar que acontecerá em um signo de fogo, assim como Leão. A Lua cheia em Áries, no dia 09/10, trará esclarecimentos e poderá te ajudar a tomar decisões mais assertivas, caso você não haja de forma precipitada.
O fim de outubro é marcado pela Lua minguante em Câncer, que acontecerá no dia 17/10. Apesar de essa fase lunar remeter à introspecção, as energias leoninas são relacionadas a um espírito mais extrovertido e essa dualidade pode gerar certa irritação.
Tenha cuidado para não agir de forma impulsiva, expondo demais seus sentimentos. Aproveite a introspecção característica de Câncer para refletir sobre aquilo que te motiva e que merece mais atenção.
A entrada do Sol em Escorpião, que acontecerá no dia 23/10, é desafiadora para as nativas de Leão, porque forma um aspecto desarmônico com o seu Sol natal.
Você será desafiada a olhar para dentro e a encarar os seus sentimentos sem fazer “tempestade em copo d’água”.
As energias escorpianas evidenciam as emoções, o que favorece o processo de autoconhecimento, mas também pode evidenciar o egocentrismo e a vitimização. Por isso, cuidado, leonina! Lembre-se do que eu tenho certeza que você já ouviu: nem tudo é sobre você.
Virgem
As pessoas de Virgem são regidas por Mercúrio, que passou as últimas semanas em movimento retrógrado.
Além de causar alguns contratempos que desafiam a sua paciência, a retrogradação também dificulta os processos comunicativos, o que envolve desde transferências bancárias, e-mails e diálogos.
No dia 02/10, Mercúrio retoma o seu trânsito normal, aliviando um pouco toda essa tensão. Agora, os trabalhos e ideias que ficaram em pausa podem ser retomados, e você consegue mais controle da sua vida financeira.
Porém, a sombra pós-retrogradação ainda pode ser percebida por cerca de dez dias, principalmente pelas virginianas.
Sendo assim, é importante manter o cuidado de checar tudo duas vezes, prestando atenção nos detalhes, além de redobrar a paciência para lidar com as coisas que vão sair do esperado.
A influência do posicionamento do Sol e de Vênus em Libra volta a sua atenção para os seus relacionamentos afetivos, fazendo com que você sinta necessidade de conciliar aquilo que está causando incômodo entre vocês.
Por outro lado, a Lua minguante que acontecerá em Câncer no dia 17/10 pode despertar a sua criança interior e te levar a agir de forma imatura.
Essa fase lunar nos volta para dentro e pode fazer com que você se sinta mais cansado mental e fisicamente. Por isso, tente desacelerar e tome cuidado para não descontar seus sentimentos nas pessoas ao seu redor.
Libra
Após um mês marcado pela necessidade de organização e responsabilidade, devido ao trânsito do Sol por Virgem em setembro, as coisas estarão mais leves para as librianas agora.
Desde o dia 22/09 o Sol está passando pelo seu signo, despertando a energia de paz que você gosta. Além disso, Vênus, seu planeta regente, entrou em Libra no dia 29/10, dando a você a oportunidade de iniciar um período mais harmônico em seus relacionamentos, associações e parcerias.
Um dos assuntos que estará em pauta neste mês será a necessidade de encontrar mais equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, para que você não viva constantemente se sentindo pressionado.
A dica para esse momento é não tentar nadar contra a correnteza, mantendo um ritmo automático e desenfreado em sua rotina.
A retrogradação de Mercúrio, que marcou o mês de setembro, exigiu que você desacelerasse, revisasse suas prioridades e entendesse qual caminho deve ser traçado para que você viva de forma mais alinhada à sua essência.
A boa notícia é que Mercúrio retoma o seu movimento usual logo no início do mês, no dia 02/10. Aproveite para pensar nos projetos profissionais que você pode iniciar agora, lembrando de fazer as coisas com calma, sem deixar para trás os ensinamentos que foram trazidos pela retrogradação
Como o Sol ingressa em Escorpião no fim de outubro, será necessário tomar cuidado com os sentimentos intensos que virão à tona. Nesse momento, tenha cautela para não adotar uma postura vitimista e dramática.
Escorpião
A retrogradação de Mercúrio, que é famosa por causar imprevistos e desentendimentos, fez com os nativos de Escorpião encarassem a realidade nua e crua: não é possível ter controle sobre tudo o que acontece em sua vida.
Quanto mais cedo você fizer as pazes com esse fato, mais fácil será de lidar com aquilo que sair dos planos, desenvolvendo mais resiliência. Essa foi a mensagem que essa última retrogradação tentou te ensinar. Você esteve aberta para o aprendizado?
Agora, outubro começa e traz o fim do movimento retrógrado de Mercúrio no dia 02/10. é hora de “sacudir a poeira dos pés”, retomar sua força interior e iniciar novos projetos e planos. Tanto em sua vida profissional quanto pessoal, não tenha medo de ousar!
Apenas lembre-se que “ousar” não significa “meter os pés pelas mãos”. É preciso confiar no seu potencial para ir além, mas manter o equilíbrio e respeitar os seus limites é essencial para conquistar o que você almeja.
Além disso, você está vivenciando a finalização de um ciclo, com a aproximação do Sol de Escorpião. Esse é o famoso inferno astral. Mas, apesar do nome, ele não é tão terrível assim! Na verdade, esse momento que antecede o seu aniversário traz aprendizados poderosíssimos!
Você precisará revisar o que foi vivido no seu último ano com um olhar mais crítico, para discernir o que pode ser levado para frente e o aquilo que você precisa desapegar, para não iniciar um novo momento com uma bagagem desnecessária.
Para aliviar um pouco todo esse processo, Plutão, um dos regentes de Escorpião, que estava retrogradando há meses, volta a transitar normalmente no dia 08/10, e te ajuda nesse momento de purificação e recomeço.
Porém, é necessário estar preparada para encarar essas transformações com coragem, porque elas não acontecerão de forma muito sutil.
Como a intensidade emocional é uma das principais características escorpianas, a entrada do Sol no seu signo no dia 23/10 promete “causar” em sua vida. Você se sentirá mais autoconfiante e determinada, mas precisará ter cuidado com a tendência a fazer “tempestade em copo d’água”.
Sagitário
As nativas de Sagitário podem aproveitar o clima de harmonia despertado pelo trânsito do Sol e de Vênus por Libra, que é um signo de Ar como o seu – para conciliar os desentendimentos com as pessoas mais próximas.
Porém, como Mercúrio está retrogradando desde setembro e afeta a comunicação, será necessário paciência e compreensão de ambas as partes, para esclarecer o que for necessário.
Apesar de continuar nos influenciando por mais alguns dias, o movimento de Mercúrio retrógrado chega ao fim no dia 02/10, mesmo dia em que a Lua entra na fase crescente em Capricórnio. Isso significa que algumas cobranças podem vir à tona, mas você terá a capacidade de crescer, principalmente no trabalho.
No dia 09 de outubro a Lua entra na fase cheia enquanto está transitando por Áries, que é um signo de fogo assim como o seu. Essa lunação faz com que você tenha mais clareza sobre os processos que está vivendo, além de despertar força e motivação para realizar seus desejos.
Além disso, Júpiter, que é o planeta regente de Sagitário, está em movimento retrógrado desde o final de Julho. Esse astro está transitando pelo signo de Áries, mexendo com a sua impulsividade e ansiedade, que continuam te desafiando no mês de Outubro.
No dia 28/10, seu planeta retorna para o signo de Peixes, despertando questões relacionadas à sua espiritualidade, às suas crenças, à fé que você tem depositado em si mesma. Aproveite esse momento para se conectar de forma mais profunda consigo mesma.
Por outro lado, o escapismo pode ser um dos desafios que serão trazidos por Júpiter retrógrado em Peixes. Por isso, tome cuidado com os vícios e hábitos negativos que você recorre quando precisa de certo alívio.
Capricórnio
Para você, capricorniana, o mês de outubro promete trazer um grande alívio, como efeito do fim da retrogradação de três planetas que te afetam diretamente: Mercúrio, Plutão e Sagitário.
Começando com Mercúrio, que retoma seu trânsito usual no dia 02/10. Nesse mesmo dia, a Lua se torna crescente em Capricórnio. Tudo isso significa que sua inteligência e perspicácia, principalmente para os negócios, estará em alta!
Essa fase lunar, que evidencia a força do seu signo, te ajuda a estruturar melhor suas metas e você pode começar a plantar sementinhas daquilo que deseja colher. Tudo que é bem pensado e planejado funciona melhor, e as nativas de Capricórnio sabem bem disso.
Esse será um bom momento para investir em você, como adquirindo um curso profissionalizante (mas tomando cuidado com o preenchimento dos dados e com a forma de pagamento, porque a sombra pós retrogradação ainda pode afetar esses processos).
Em seguida, Plutão – que está em Capricórnio e também estava em movimento retrógrado – volta a transitar normalmente no dia 08/10.
E, por fim, Saturno, que é o planeta regente do seu signo e (também!) estava retrogradando, retoma seu trânsito usual no dia 23/10, te ajudando a encontrar mais equilíbrio, principalmente o campo mental.
É como se, agora, você conseguisse pensar com mais clareza.
Apesar de todas essas notícias boas, o fim de todas essas retrogradações, esse mês também será marcado por alguns acontecimentos que você pode considerar um pouco desagradáveis.
Isso porque você estará sentindo de forma mais nítida o peso do passado, dos traumas e rancores que você está carregando e não quer abrir mão – ainda que de forma inconsciente. Nesse momento, o trabalho será para se libertar de toda essa carga, abrindo espaço para um futuro mais leve.
Enxergue os desafios que virão com o mês de outubro como oportunidades de desenvolver novas habilidades, de se conhecer melhor e de construir uma realidade mais alinhada ao seu propósito de vida.
Aquário
Os trânsitos do Sol e de Vênus por Libra, que acontecem durante a maior parte de outubro, fazem com que você perceba de forma mais nítida a necessidade de dialogar considerando o ponto de vista da outra pessoa, e não apenas tentando convencê-la do seu.
Porém, como Mercúrio está retrogradando até o dia 02/10, e a sombra pós retrogradação ainda nos afeta por mais 10 dias, o principal desafio no início do mês será ter certeza de que você realmente entendeu o que o outro quis dizer antes de tomar conclusões precipitadas.
É preciso ter paciência e disposição para confirmar se o que você entendeu está de acordo com o que a outra pessoa quis dizer, e vice e versa.
Para as nativas de Aquário, que gostam que tudo seja feito da sua forma, as burocracias e desentendimentos que estão dando ainda mais trabalho, como efeito da retrogradação de Mercúrio, podem ser um verdadeiro teste de paciência.
Porém, o ensinamento desse trânsito está relacionado a necessidade de perceber que você precisa mais dos outros do que imagina, além de refletir sobre a forma como você está agindo em seu dia a dia.
Essa importância de valorizar nossas relações também é evidenciada pelo posicionamento de Vênus em Libra. Aproveite para se dedicar a quem você ama, criando conexões mais profundas. Não é preciso abrir mão da sua liberdade para isso – cabe a você encontrar equilíbrio.
Pergunte-se se você tem feito as coisas no modo automático, sem tomar um tempo em sua rotina para dar atenção a si mesma. Se esforce para todos os dias, fazer algo que seja verdadeiramente significativo para você.
Peixes
O trânsito do Sol e de Vênus por Libra faz com que você se sinta mais carente e perceba uma maior necessidade de socializar.
Por isso, uma dica interessante para esse mês é usar a sua criatividade para ter um contato mais próximo com as pessoas que você ama, pensando em programas diferentes que aproximem vocês.
Apesar da influência das energias librianas te levar a dar e receber mais carinho e atenção, a presença de Marte em Gêmeos te desafia a priorizar o seu crescimento pessoal. Por isso, você precisará enfrentar essa dualidade, e buscar mais equilíbrio em sua vida afetiva.
Além disso, Outubro será marcado pela Lua minguante em Câncer – que também é um signo de Água como o seu – que acontece no dia 17/10. Tenha cuidado para não agir de forma impensada, expondo demais os sentimentos que estarão aflorados, ou descontando eles nos outros.
Como a entrada do Sol e de Vênus em Escorpião – que é outro signo de Água – no dia 23/10, você precisará ter cuidado para não afastar pessoas importantes, agindo de forma muito possessiva.
O excesso de cobranças tende a causar discussões e você precisará ter cuidado para não se vitimizar, porque raramente você agirá com a razão quando isso acontece.
O lado bom da temporada de Escorpião para você, pisciana, é que a presença do Sol neste signo evidencia a sua intuição, e proporciona um contato maior com a sua espiritualidade. Por isso, dedique-se mais a si mesma no próximo mês, e trabalhe mais o autoconhecimento.
Fonte: Astrocentro