Evento em que tradicionalmente a comunidade de Caxias do Sul e da região dá as boas-vindas à estação das flores, o Concerto da Primavera chega à sua 15ª edição resgatando as composições que mais marcaram as apresentações realizadas desde 2007 no Campus-Sede da UCS.
Em comemoração aos 50 anos da Unimed Nordeste-RS, aos 55 anos da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e aos seus 15 anos, o espetáculo ocorre presencialmente no dia 23 de outubro, às 10h30min, no estacionamento em frente ao Cetel, com entrada franca.
No palco, a UCS Orquestra interpretará composições de estilos variados, que já emocionaram as plateias em edições passadas, de clássicos do cinema a MPB e a Bossa Nova, de rock nacional e internacional à Tropicália. A regência será do maestro Manfredo Schmiedt, e haverá participação do Coro Unimed, regido pelo maestro Ivan Montanha, e dos solistas Paola Delazzeri, Fran Duarte, Juliano Barreto e Beto Trasel. Se chover, a apresentação será transferida para o UCS Teatro.
“O programa desta edição destaca algumas obras emblemáticas que foram apresentadas nos Concertos da Primavera nos últimos 15 anos. A apresentação começará com uma clássica obra do período barroco, ‘A Primavera das Quatro Estações’, de Vivaldi, e seguirá por obras de importantes períodos da música, como Bossa Nova e Tropicália, música popular brasileira, rock nacional e internacional, sucessos clássicos e todos os demais ritmos que compuseram a história deste consagrado concerto”, antecipa Manfredo Schmiedt, que também assina a direção artística do espetáculo. “Do repertório internacional, também vamos ouvir temas de musicais, de filmes e de desenhos animados”, complementa.
O evento conta com o financiamento pela Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Municipal da Cultura e Prefeitura de Caxias do Sul.