No mês de novembro, duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Bento Gonçalves serão contempladas com o projeto cultural Estante de Histórias, realizado pela VR Projetos. A escolha das escolas será realizada por meio de um sorteio na quinta-feira, dia 3 de novembro, durante a oficina de formação de leitores oferecida pelo projeto para professores da cidade.
A atividade, que aborda a importância da literatura para o aprendizado das crianças, além de dicas para promover a leitura em sala de aula e atividades práticas para os participantes se tornarem bons contadores de histórias, acontecerá no Auditório do Complexo Administrativo, às 14h, e será ministrada pela professora, autora e contadora de histórias Marô Barbieri.
O projeto irá entregar uma estante para cada escola, recheada de livros e gibis, para serem usadas por professores em sala de aula. Os alunos das escolas municipais sorteadas poderão aproveitar a estante personalizada com temas da literatura infantil e recheadas com um acervo de mais de 100 livros novos e mais de 100 gibis cada, que através de uma história em quadrinhos conversa com as crianças sobre a importância da leitura e ainda oferece atividades sobre o tema.
Na parte superior da estante, um baú guarda dedoches desenvolvidos a partir dos acervos, uma cortina e bases para transformar a parte de cima da estante em um teatrinho, além de um tapete para ser utilizado em atividades ao ar livre e sacolas personalizadas para as crianças levarem livros para casa e fazer leituras em família.
“Com certeza, a estante será uma bela ferramenta de apoio à educação nas escolas para os professores, bibliotecários, funcionários e voluntários promoverem a leitura e até utilizá-la para armazenar outros livros e materiais pedagógicos”, conta Vera Shida, produtora cultural da VR Projetos.
Sobre o projeto Estante de Histórias
O projeto Estante de Histórias, que em 2022 realiza sua sétima edição, já distribuiu mais de 37 mil livros novos para 370 escolas de 130 cidades brasileiras, beneficiando e incentivando a leitura para aproximadamente 90 mil crianças. A novidade desta edição é que o projeto passou a oferecer, além do acervo físico, livros para leitura on-line, disponíveis para todos gratuitamente através da Estante de Histórias virtual em seu site. O projeto conta com realização da VR Projetos, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação da cidade.
Saiba mais sobre o Estante de Histórias no site do projeto.