A Editora da Universidade de Caxias do Sul – EDUCS lança, na próxima quarta-feira, dia 14 de dezembro, o livro Imigração e Emigração: Balanço Historiográfico no Sul do Brasil. Com a presença dos organizadores, Roberto Radünz e Vania Beatriz Merlotti Herédia, e de demais autores, o evento terá sessão de autógrafos a partir das 16h30, na UCS Livraria, no Campus-Sede.
A publicação reúne estudos de pesquisadores reconhecidos no campo da historiografia da emigração europeia e oferece ao leitor vastos dados de pesquisas científicas realizadas no Brasil, na Itália e no Uruguai. Seus objetos retratam a riqueza da cultura por meio de abordagens que ajudam a compreender o que ocorreu no passado e como os acontecimentos históricos se desdobraram nas mais diversas interfaces da sociedade rio-grandense.
Com uma diversidade de obras a respeito da temática da colonização e da cultura italiana em seu catálogo, a EDUCS entrega mais uma publicação com o selo comemorativo do sesquicentenário da imigração italiana, em valorização à cultura regional de tradição italiana.
Entre os autores que compõem o trabalho, o reitor da UCS, professor Gelson L. Rech, destaca a longa tradição da UCS nos estudos imigratórios. “Na temática da imigração italiana, particularmente, a Instituição tem investido em seus Programas de Pós-Graduação e também nas produções da Editora”, pontua, reforçando a importância das parcerias, como a estabelecida com a Florense para a publicação, para o avanço na área de estudos.
O livro, que também conta com versão e-book, disponível na página da EDUCS, terá toda receita de vendas revertida para o projeto Mão Amiga de Flores da Cunha.
Organizadores
Roberto Radünz
Graduado em História e Teologia, doutor em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pós-doutor no Institute of the American and Europe na Universidade de Varsóvia/Polônia, é professor titular e pesquisador na Universidade de Caxias do Sul – UCS e coordenador do Programa de Pós-Graduação em História – Mestrado e Doutorado.
Vania Beatriz Merlotti Herédia
Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, graduada em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutora em História das Américas pela Universidade de Gênova, sede descentralizada em Turim, Itália, com pós-doutorado em História Econômica pela Universidade de Padova e em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.