Bento Gonçalves: Começou a maior Festa da Vindima do Rio Grande do Sul

0

Foi realizada, no início da noite desta quinta-feira (19), a abertura oficial do Bento em Vindima 2023, na Via del Vino, região central do município. A programação se estenderá até o dia 19 de março e a comunidade poderá aproveitar o melhor da festa, com uma ampla programação cultural e gastronômica na Via del Vino e também nas comunidades do interior.

No centro, os filós do Bento em Vindima ocorrerão até o dia 19 de fevereiro com apresentações musicais, artesanato, desfiles cênicos e filós italianos. Entre fevereiro e março, as atividades seguem ocorrendo no interior do município. Autoridades políticas da região e do estado estiveram presente na abertura, além da participação da comunidade local.

O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (PSDB), discursou na noite de quinta-feira, ele falou sobre a importância do turismo para o estado, da organização dos eventos e das possibilidades de investimento para a região. Em entrevista à reportagem do Portal Leouve.com.br, o vice-governador falou sobre a politica de investimentos. “Estamos investindo em infraestrutura turística e na concessão de rodovias feita pelo Governo do Estado, serão feitos investimentos bilionários, nos primeiros cinco anos, e a Serra entra também nesse pacote. Nas rodovias que não estão no pacote de concessão, o Estado fará um novo programa de investimentos a partir da venda Corsan”, garante.

O vice-governador também comentou sobre a situação da segurança pública na região. “Temos um programa sendo desenvolvido, o Verão Seguro RS, um programa muito eficiente e está identificando os gargalos da segurança pública e atuando de forma a solucionar todos os problemas que por ventura venham a acontecer. Temos sim observado uma violência relacionada ao tráfico de drogas e facções e é neste sentido que a operação trabalhará, contar essa escalada é uma prioridade do governo”, finaliza Souza.

Estevem também presente o Secretário Estadual de Turismo, Vilson Covatti (PP), que falou sobre a importância e excelência em que Bento realiza e desenvolve o turismo no RS. Ele também comentou sobre os investimentos na área no município. “Tem um braço grande do governo de Eduardo Leite (PSDB) nas obras de infraestrutura turística, como ocorre lá na Fundaparque e este parque é motivo de muita felicidade por se tratar do maior parque ambientalizado da América Latina. Queremos incentivar a vinda de mais eventos para Bento, que irradia o desenvolvimento sustentável para toda a região e é palco de um bela trabalho de empreendedorismo e um exemplo para todo estado”, afirma o secretário.

Um dos destaques da programação que ocorre no centro, o desfile cênico “O Mundo do Vinho” é uma grande peça teatral em movimento, composto por 11 alas e aproximadamente 350 figurantes. Este espetáculo cênico e alegórico é um momento para o público conhecer a história do vinho, que vai desde a pré-história, passando pelos egípcios, pelo império greco-romano, pelos romanos até a chegada dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul.

Também ocorre uma homenagem ao Santo Antônio (padroeiro da cidade), com distribuição de pães bento e a apresentação do carro da Festa das Festas, que representa a colheita e a pisa da uva. Além disso, os visitantes poderão conferir referências à Maria Fumaça (trem que chegou ao município em 1919) e às gaitas Todeschini – a primeira grande marca que levou o nome de Bento Gonçalves para várias localidades do mundo e é referência no ramo musical.

Com atividades gratuitas, os Filós da Vindima ocorrem na Via del Vino, no centro da cidade. É momento de conhecer a música ítalo-gaúcha e produtos coloniais, como a torta tirolesa, o grostoli, o pão de forno, a sopa de capeletti, a polenta ao molho sugo e os vinhos coloniais. Outros atrativos são o Armazém da Vindima, uma feira em que se pode comprar produtos diretamente do produtor, e a Feira do Artesanato, com produtos que remetem à imigração italiana.

Todas as atividades vão até o dia 29 de janeiro nas quintas e sextas-feiras, a partir das 18h, e aos sábados e domingos, às 17h. Em paralelo, o Jantar sob as Estrelas acontece dia 11 de fevereiro, com expectativa de receber 25 mil participantes. Serão restaurantes ao ar livre, shows e várias opções de gastronomia. Já a Maratona do Vinho acontece no meio dos parreirais, no interior da cidade, passando por Garibaldi e Monte Belo do Sul, com mais de 1,5 mil participantes previstos.

Programação

Sexta-feira (20) 
18h– Abertura Filó e Feira de Artesanato
18h – Coral Imigrante
19h – Gilmar Dias
20h30min – Beto e Tobias

Sábado (21)
17h – Abertura Filó e Feira de Artesanato
17h30min – Coral Vale dos Vinhedos
18h30min – Dirceu Pastori, Caroline Gobbato e Paulo Johann
20h – Vocal Allegro

Domingo (22)
17h – Abertura Filó e Feira de Artesanato
17h15min – Trevisani Nel Mondo
18h15min – Fanfarra Bersaglieri
19h15min -Apresentação de Dança com Grupo Fabemballare
20h – Desfile Cênico O Mundo do Vinho
21h – Irmãos Manzoni