Pelo quinto ano consecutivo, o passaporte japonês foi considerado o mais poderoso do mundo, mas agora encabeça o ranking em empate com Cingapura. A lista de 2023 foi divulgada neste mês pela empresa especializada Henley & Partners, que desenvolveu um índice baseado no número de destinos com que cidadãos de um determinado país podem entrar sem a necessidade de um visto.
O cálculo usa como base os dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo. Eles mostram que japoneses conseguem ingressar em 193 nações, dentro de um total de 227, sem a necessidade de apresentar alguma autorização especial. Logo em seguida, em segundo lugar, aparece a Coreia do Sul.
Em seguida, aparecem Alemanha, Espanha, Finlândia, Itália, Luxemburgo, Áustria e Dinamarca, fazendo com que europeus e asiáticos dominem o topo da lista. Em último lugar aparece o Afeganistão —cidadãos daquele país podem entrar em apenas 27 nações sem a necessidade de visto.
E o Brasil? Bem, o país aparece em 21º lugar, logo depois da Argentina. Passaportes brasileiros garantem acesso a 170 destinos sem que seja preciso ter uma autorização de entrada.
Veja as 10 primeiras colocações no ranking dos mais poderosos do mundo segundo a Henley & Partners, e onde aparece o Brasil:
1 – Japão e Cingapura: 193 países
2 – Coreia do Sul: 192 países
3 – Alemanha e Espanha: 191 países
4 – Finlândia, Itália, Luxemburgo: 190 países
5 – Áustria, Dinamarca, Holanda e Suécia: 189 países
6- França, Irlanda, Portugal e Reino Unido: 188 países
7 – Bélgica, República Tcheca, Nova Zelândia, Noruega, Suíça e Estados Unidos: 187 países
8 – Austrália, Canadá, Grécia e Malta: 186 países
9 – Hungria e Polônia: 185 países
10 – Lituânia e Eslováquia: 184 países
.
.
.
21 – Brasil e San Marino: 170 países
Fonte: Folha de São Paulo