Imagem: DivulgaçãoSMC

Com direção de Jorge de Jesus e Geslline Giovana Braga, e produção da TranseLab, “Meu Chão” é um documentário de 46 minutos, com múltiplas entrevistas sobre a resistência dos clubes sociais negros gaúchos. Com entrada franca, o filme será exibido no dia 22 de março, às 19h30min, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, localizada no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

A Sessão comentada terá a participação de Jorge de Jesus, codiretor do filme; Elvino Santos, da diretoria do Clube Gaúcho;  Jussara Quadros, entrevistada no documentário, e também a presença de Antônio Jorge da Cunha, presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra (COMUNE);  e da Produtora TranseLab.

A exibição do filme é uma ação alusiva ao Dia Internacional de Eliminação da Discriminação Racial e ao Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, ambos celebrados em 21 de março.

“Meu Chão” reverbera o mosaico étnico do sul do Brasil, onde o fenômeno dos clubes sociais negros teve maior expressão. No Rio Grande do Sul, a existência de 57 clubes negros – alguns centenários – evidencia a capacidade de organização para o auxílio mútuo e convivência entre mulheres e homens negros diante da ausência do estado, no período entre a abolição e as primeiras décadas do século XX.

O documentário ressalta os saberes popular e acadêmico como os clubes, o carnaval, a imprensa negra, o futebol, os bailes e, por fim, o surgimento da data do 20 de novembro, em Porto Alegre, nos anos 1970, como Dia da Consciência Negra, constituem camadas da mesma luta antirracista no Rio Grande do Sul, protagonizada pelas comunidades negras.