Proporcionando a prática de atividades de aventura a pessoas com deficiência, o Camping Acessível reuniu mais de 1.000 pessoas em sua 4ª edição realizada no último sábado (25) em Três Coroas.
Segundo Gabriel Feiten, um dos idealizadores e organizadores do evento, o objetivo principal foi alcançado. “A gente sabe que a previsão de chuva e o reagendamento do evento podem ter diminuído o público, mas estamos felizes com todos os depoimentos que tivemos. Conseguimos proporcionar um dia diferente, de inclusão e alegria para todas essas pessoas”, contou ele.
Atleta paralímpico de handbike, Adriano dos Santos Monteiro, 48 anos, viajou de Canoas à Três Coroas com a família para participar do Camping Acessível. “É a primeira vez que vim no evento e estou apaixonado. É uma emoção que não tem explicação. É uma coisa que não tem preço poder ter praticado rafting”, afirmou.
Além de cadeirantes, como Adriano, pessoas com dificuldade de mobilidade, baixa ou nenhuma visibilidade e com deficiência intelectual puderam praticar rafting em botes adaptados e com o apoio de voluntários. Ao todo foram 31 botes totalizando em torno de 200 pessoas.
O rafting não foi a única atividade do dia, os participantes também puderam tomar banho no Rio Paranhana com cadeiras anfíbias, praticar arco e flecha, jogar bocha adaptada, badminton, stand up paddle e fazer trilhas. O evento contou ainda com música ao vivo e brinquedos adaptados para crianças com deficiência.
O evento que iniciou às 8h30 da manhã e encerrou no fim da tarde contou com a participação de 120 voluntários. Todas as atividades eram gratuitas.
O Camping Acessível é uma realização da Associação das Pessoas com Deficiências, Amigos e Familiares de Três Coroas – Apdaf e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Três Coroas.