Imagem: Arena de startups é novidade da Fiema Brasil 2023/Crédito Ana Cris Photo

A Fiema Brasil em Bento Gonçalves sediará na próxima edição uma novidade, a Arena Startup. A feira ambiental será realizada de 9 a 11 de maio no Parque de Eventos do município.

A nova atração receberá 50 startups em seu espaço expositivo, mostrando produtos, serviços e soluções ambientalmente sustentáveis (greentech), cidades inteligentes (Smartcities), agronegócio (Agrotech), ESG (práticas ambientais, sociais e de governança) entre outros.

É desse plantel que sairão os participantes de uma das atividades mais aguardadas do evento, o desafio “Like a Boss”. A competição entre startups reunirá 24 delas num enfrentamento para apresentar sua proposta a uma bancada de investidores. “Vamos selecionar cinco temáticas, e cada startup terá 30 segundos para defender cada um dos temas”, antecipa o head de Startups do Sebrae RS, Alcir Cardoso Meyer.

Para ele, competições assim cumprem um papel importante no desenvolvimento dos participantes. “Um dos grandes propósitos da batalha é dar visibilidade, da plateia mesmo. Não é só a banca, pois sempre vai ter plateia assistindo, conhecendo as startups e suas soluções, e isso gera reputação a elas”, comenta Meyer.

Ao fim da batalha, três startups serão escolhidas como destaques da competição. Elas terão a oportunidade de disputarem a final gaúcha, que acontecerá na Gramado Summit de 2024, ao lado de outras startups selecionadas em batalhas promovidas ao longo do ano pelo SebraeX . Dali, seis se credenciam para a etapa nacional. As que se mantiverem entre as 24 que serão selecionadas numa seletiva online terão o direito de participar da Startup Summit, em Florianópolis, competição que destaca seis vencedoras com uma premiação internacional. “Além da competição, as startups que chegam à etapa nacional recebem uma trilha de conhecimento, não é a batalha pela batalha, elas recebem uma aceleração para melhorar seu negócio”, destaca Meyer.

Além das batalhas, a Arena de Startups promoverá um espaço de conteúdos que dialoguem com o segmento da feira, com palestras e “talks”. Outra importante ação que será feita para as 50 startups que estarão expondo na feira é a aproximação com as empresas participantes da Fiema. A partir do perfil de cada startup, será feito um cruzamento com os expositores, a fim de que necessidades, tanto de um quanto de outro, possam se encaixar e gerar relação comercial. “Isso é importante porque mostra a nossa força em apoiar não só as startups como também as micros e pequenas empresas, que é o nosso papel”, destaca Meyer.

Um apoio, também, fundamental para alavancar novos modelos de negócios. “Faz parte das estratégias do SebraeX estar próximo de eventos e empresas que tenham uma pegada de inovação. Fizemos isso como forma de dar acesso para que as startups participem com estandes em eventos assim. Apoiamos a participação delas porque entendemos que uma startup, quando ela está numa feira, diferente de uma empresa consolidada, ela continua validando seu modelo de negócio. Ela não está lá só para vender, cada apresentação que ela faz, cada cliente que visita o espaço dela, ela está testando e validando sua proposta de valor”, opina Meyer.

As empresas interessadas em participar podem fazer sua inscrição pelo seguinte link: https://digital.sebraers.com.br/produtos/empreendedorismo/eventos/fiema-brasil-exposicao-de-startups/ . Para as startups gaúchas, 47% dos custos de participação são subsidiados pelo SebraeX.