A mostra “Poesia absurda de uma pedra em meio ao caos” de Verlu Macke, vai ocupar a Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul, a partir da próxima sexta-feira, dia 14 de abril, A exposição apresenta uma narrativa codificada de uma pedra em meio ao isolamento causado pela pandemia nos anos de 2020 e 2021, e também as possibilidades de reflexões poéticas e absurdas que um ser inanimado teria em meio ao caos que se instaurou no mundo.
São cerca de 30 obras em pintura, desenho e três livros, nos quais a artista traduz a inércia e a falta de mobilidade que tem na pedra, uma espécie de representação registrada do humano paralisado, consciente/inconsciente do tempo e espaço inserido naquele momento.
A artista traz para a exposição, as memórias do distanciamento social durante a pandemia do coronavírus. A proposta apresentada nesta mostra torna visível o que Verlu Macke produziu em meio ao que chama de caos. Assim como os desenhos e pinturas, os livros funcionaram como diários criativos, sendo essa, uma prática corriqueira na poética da artista, que não separa palavra e imagem, tornando ambas linguagens em algo indissociável.
O título, “Poesia absurda de uma pedra em meio ao caos” busca apresentar o processo criativo de Verlu, como um respiro – palavra mais do que significativo durante a pandemia – uma suspensão em forma de poesia visual, de algo pesado, tornado leve em meio a um contexto, que por inúmeras vezes, parecia absurdo.
A mostra contará com uma visita guiada às 19h30min, no dia 14 de abril. A atividade é conduzida para o Programa Educativo UAV Informações.
Sobre a artista e a curadora
Verlu Macke é artista visual pós-graduada em Artes Visuais na Universidade de Caxias do Sul. Tem obras no acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) e no Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP). Realizou quatro exposições individuais (Galeria Artista UM, Galeria de Arte do Campus 8/UCS, Pinacoteca de Novo Hamburgo e Galeria de Artes do Ordovás) e participou de inúmeras exposições coletivas e salões de arte. Recebeu o Prêmio de Incentivo à Produção do 19° Edital da Associação Francisco Lisboa (2016, Porto Alegre/RS). Em 2015, realizou residência em arte contemporânea (ROLEPLAY) em Taxco (México).
Silvana Boone é Doutora em Artes Visuais, mestre em Comunicação e Semiótica, professora na Universidade de Caxias do Sul, orientadora de projetos, curadora e crítica de Arte.
Serviço
Visita guiada com a artista e com a curadora da exposição “Poesia absurda de uma pedra em meio ao caos”
Dia: 14 de abril de 2023 , às 19h30min.
Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.
Confirmar presença na UAV DIGITAL: sites.google.com/view/uavdigital
Atividade presencial e gratuita.