Imagem: Peça é encenada por Aline Tanaã, Gabriel Zeni, Doug Trancoso e Gio Mazzochi/Crédito Cassiane Boff/Divulgação

Depois de ter visitado seis cidades das regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, o Instituto Cultural TARU encerra a circulação do espetáculo Histórias para Voar com apresentações em Casca (19/04), Guaporé (20/04) e Nova Prata (24/04).

Nesta quarta-feira (19), é a vez da Escola Estadual Vitória receber os artistas de Caxias do Sul, com sessões às 10h e às 14h. Já na quinta-feira (20), o grupo segue para a Escola Municipal Alexandre Bacchi, com apresentações no mesmo horário, sempre gratuitas à comunidade escolar. O encerramento será na próxima segunda-feira (24), na Escola Estadual Tiradentes.

Encenada pelo Coletivo Vegalianos (Aline Tanaã, Gabriel Zeni, Doug Trancoso e Gio Mazzochi), a peça conta a história da menina moça Naná, que perde o interesse pelas histórias da infância ao perceber que não consegue mais se lembrar delas. É aí que entra o Tio Zebedeu, que tem sempre um acorde certeiro para tocar a curiosidade, além de Seu Lento, um caramujo inventor que sonha em voar. Naná conta ainda com o afeto de uma artista que vai lhe contar uma história de sabedoria e coragem. Inspirado pela estética mambembe, o espetáculo tem como cenário a Kombi Biblioteca do Instituto Cultural TARU.

O espetáculo conta com orientação cênica de Fábio Cuelli e coreografias de Jhow Essência. Com cerca de 45 minutos de duração, a peça é recomendada para crianças, adolescentes e adultos, graças às diferentes camadas poéticas exploradas em cada história. Os artistas exploram uma gama de recursos cênicos, tais como máscaras, fantoches, contação de histórias e dança, além de música e sonoplastia feitas ao vivo. Haverá ainda a distribuição de material educativo para estudantes e professores, com sugestões de atividades didáticas que podem ser executadas ao longo do ano letivo.

Desde o dia 13 de abril, a circulação já passou pelos municípios de Lagoa Vermelha, Sananduva, Tapejara, São João da Urtiga, Erechim e Marau. O projeto conta com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Programação

:: Quarta | 19/04: Casca – Escola Estadual Vitória (10h e 14h)
:: Quinta | 20/04: Guaporé – Escola Municipal Alexandre Bacchi (10h e 14h)
:: Segunda | 24/04: Nova Prata – Escola Estadual Tiradentes (10h e 14h)

Ficha técnica

:: Projeto: Circulação do espetáculo Histórias para Voar
:: Proponente: Instituto Cultural Taru
:: Orientação cênica: Fábio Cuelli
:: Atuação: Aline Tanaã, Doug Trancoso, Gabriel Zeni e Gio Mazzochi
:: Coreografia: Jhow Essência
:: Produção: Gabriel Zeni
:: Registro documental: Cassi Boff
:: Financiamento: PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul