A Mãos da Terra – Feira de Cultura e Artesanato inicia nesta sexta-feira (30/06) no Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva de Caxias do Sul. A feira, em sua 7ª edição, reúne arte, cultura e talentos locais e de 11 países e seis estados brasileiros.
A programação que tomará conta do palco da feira está a cargo de diferentes grupos artísticos. Na sexta (30), às 19h, o Coro São Brás de músicas italianas abre a programação, seguido pelo Grupo de Metais da Orquestra Municipal de Sopros, com repertório de música popular. No sábado (01/07), das 18h às 21h, será realizada a Noite dos Cervejeiros com a participação das bandas Hot Pant e Peter 27. No domingo (02) as atrações são o grupo de Dança Essência Cigana e Mixto, proposta artística baseada em experimentações da cultura popular.
Na quarta e na quinta-feira, dias 05 e 06 de julho, as atrações estão a cargo do SESC com o Coral da Maturidade Ativa, sob a regência de Samuel Sodré e as Cirandeiras Danças Brasileiras com a coreografia Mãe Suzana, às 16h e 20h, respectivamente. Às 19h30 da quinta é a vez do Grupo de Capoeira Herdeiros de Palmares se apresentar na feira.
Na sexta-feira, às 15h, o público poderá conferir o espetáculo “Passeios” da Cia Municipal de Dança; às 18h o Grupo de Câmara Quinteto de Sopros da Orquestra Municipal; e às 19h apresentação da Rakaça – Templo de Danças com coreografias de dança tribal, danças ciganas do mundo e folclore egípsio.
No sábado, dia 08/07, está agendado o Filó das Embaixatrizes da Festa da Uva com apresentação do Grupo Girotondo. Nesta noite, as 15 candidatas ao título de rainha e princesas da Festa da Uva se tornarão oficialmente embaixatrizes, recebendo a faixa e a tiara que usarão até o dia da coroação, marcado para 26 de agosto. Os ingressos são vendidos a R$ 60 pela Comissão Comunitária e garantem entrada na feira.
No domingo, 09, duas grandes atividades fecham a programação com chave de ouro. O Encontro de Carros Antigos, organizado pela Sociedade Caxiense de Automóveis Antigos e o Festival de Danças de Forqueta com a participação do Grupo Nanni Apresentações, Studio Yalla – Dança do Ventre, Associação Cultural Fare Amicci – Dança Italiana, Grupo de Danças Ciganas Luceli Pasinato, Ballet Lizete Teixeira (ballet clássico), CTG Velha Carreta, Turma do Passinho (flashdance), Alarme Falso e Grupo de Projeções Folclóricas Tio Xico. O festival é uma organização do Grupo de Danças Folclóricas Famiglia Trentina e Ponto de Cultura Costurando Sonhos, de Forqueta.
Além de todos estes espetáculos, a Mãos da Terra terá a Mostra do Artesão Caxiense, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, com 127 artesãos caxienses; a Garage Sale com antiguidades e colecionismo; a exposição de orquídeas com mostra e comercialização de flores; e o parque infantil com brinquedos infláveis para a criançada.
ESPAÇO MÉRICA: Outra novidade desta edição é o Espaço Mérica, de 55 metros quadrados, com exposição e venda de artesanato típico italiano. Dois artistas renomados participam do espaço: Ricardo Caumo da Artecaumo, com artesanato em madeira e o artista plástico Ivalino Postal, com pinturas em tela.
A 7ª Mãos da Terra, de 30 de junho a 09 de julho, poderá ser visitada das 14h às 21h. A entrada será R$ 8. Menores de 12 anos e pessoas acima de 60 não pagam.