Os brasileiros Gabriel Fernandez, de 13 anos, e Gabriel Borges Torres, de 11, demonstraram que pequenos mesmo são só nas idades. Os dois representaram o Brasil no Campeonato Mundial de Pokémon e foram “grandes” na conquista: Fernandez ficou em 1º lugar na categoria Sênior e Torres em 2º lugar, na categoria Júnior, no Trading Card Game (Jogo de Troca de Cartas).
O campeonato ocorreu pela primeira vez na Ásia entre os dias 11 e 13 de agosto. Foram três dias de partidas em Yokohama, Japão, para quatro diferentes jogos: Pokémon Trading Card Game, videogame Pokémon, Pokémon GO e Pokémon UNITE.
E foi no Trading Card Game, o famoso Jogo de Trocas de Cartas, que os brasileiros se destacaram. A partida começa com os jogadores colocando as seis cartas do topo de seu deck viradas para baixo, que passam a se chamar cartas prêmio. Ao eliminar um “Pokémon inimigo”, o jogador deverá comprar uma de suas cartas. Ganha a partida quem comprar primeiro as seis cartas viradas para baixo.
Gabriel Fernandez, morador de São Caetano do Sul, foi campeão ao derrotar o holandês Sydney de Bruijn por 2 a 0, na categoria sênior. Antes do torneio, ele havia sido campeão este ano na Regional de São Paulo e Regional do Chile. Em 2022, conquistou o primeiro lugar na Regional em Porto Alegre. No discurso, transmitido ao vivo pelo canal do campeonato no Youtube, ele contou que começou a jogar com cinco anos de idade, agradeceu aos familiares e seu irmão mais velho Vinícius, que também compete. A premiação para o primeiro lugar é de $ 25 mil, cerca de R$ 125 mil. Segundo as regras, jogadores com menos de 18 anos podem escolher o valor em bolsa de estudos ou cartão pré-pago Pokémon Visa.
Já Gabriel Torres, morador da capital paulista, foi vice-campeão no mesmo jogo, mas na categoria Júnior. Com apenas 11 anos, ele surpreendeu a família com a conquista, já que havia deixado de jogar por dois anos e retornou em setembro de 2022. A premiação para vice-campeão é de 15 mil dólares, cerca de R$ 75 mil. Assim como no caso de Fernandez, ele poderá escolher o valor em bolsa de estudos ou cartão pré-pago Pokémon Visa por ter menos de 18 anos.
Fonte: g1