A cidade de Cristalina, em Goiás, a 130 km de Brasília (DF) – tem a maior reserva de cristais do mundo. O município, conhecido como paraíso energético, possui a maior jazida de Cristais de Rocha do planeta.
A cidade é famosa por ser o maior centro de extração e comercialização de pedras e cristais preciosos e semi-preciosos. Lá é possível encontrar cristais de diversos tamanhos, formas e cores. Tem pedras ametistas, safiras, esmeraldas, topázios azuis, e turmalinas, por isso um grande número de turistas visita a cidade diariamente.
Na visita ao garimpo de cristais legalizado, os visitantes podem extrair as próprias pedras brutas do solo das jazidas.
Área de preservação ambiental
A cidade foi descoberta por Bandeirantes em busca de riquezas minerais, como ouro e esmeraldas. Hoje, Cristalina tem quatro Garimpos registrados, com atividade legalmente reconhecida. Ela é considerada um paraíso energético na região dos cristais com 500 hectares de cerrado nativo.
A área de preservação ambiental de Cristalina mantém intocadas a fauna e a flora originais. Lá podem ser encontradas várias espécies de animais, aves e tipo de vegetação já em extinção.
20 cachoeiras
E mais: a reserva tem ainda 20 cachoeiras de águas cristalinas, frequentadas por naturalistas, biólogos e pesquisadores de diversas universidades. O lugar é destino de turistas que adoram cachoeiras, trilhas por lugares preservados e têm curiosidade de conhecer de pertinho um garimpo de cristais. O cartão-postal da cidade é a Pedra do Chapéu, formação rochosa intrigante apoiada em outra pedra por um ponto de equilíbrio mínimo.
Muitas opções
A seleção do TripAdvisor, traz várias sugestões e opções para se divertir em Cristalina. Há passeios em pequenos grupos e excursões, a vivência com a natureza em hotel fazenda ou desbravar as trilhas. A cidade de Cristalina tem pouco mais de 60 mil habitantes e preserva os ares de interior: moradores amigáveis, comida caseira, gentileza e simpatia.
“Excelentes trilhas, cachoeiras lindas e lugar de total sossego. O proprietária é super atenciosa. O único detalhe é que o local é ruim de sinal de celular”, afirmou um turista de Brasília nas redes sociais. Outro acrescentou. “A experiencia de passar o dia na fazenda foi única. Vale a pena ouvir a palestra sobre o vinho de inverno, e a comida, harmonizada com os vinhos da região, é incrivelmente boa.”
Fonte: Adventure Park