Neste sábado, dia 04 de novembro, tem início a programação da 10ª Aldeia Sesc Caxias do Sul. A edição que marca uma década do evento conta com mais de 100 atividades culturais gratuitas, que envolvem shows musicais, apresentações de teatro, dança e circo, exposições, arte urbana e outras manifestações artísticas.

A agenda completa pode ser conferida abaixo, no site www.sesc-rs.com.br/aldeia-sesc-caxias ou nas redes sociais do Sesc Caxias do Sul. O festival conta com o patrocínio da Fundação Marcopolo e apoio da Prefeitura Municipal, Sicredi, Samae e Hotel Swan Caxias do Sul.

Este primeiro final de semana da Aldeia Sesc tem a proposta de ser descentralizado, levando a cinco pontos da cidade – Bairro São Vicente, Fluência Casa Hip Hop, Projeto Semente Conquista, Vielas Espaço Cultural e Escola de Samba Acadêmicos Pérola Negra – oficinas, apresentações e trocas de saberes. É quando ocorre, também, o Passeio Cultural Guiado com visita a locais que representam as brasilidades de Caxias do Sul e uma intervenção artística de grafitti, com curadoria do Studio Flop, no muro ao lado do Sesc, na Rua Ernesto Alves.

Ao longo da próxima semana, as atividades acontecem, principalmente, em escolas da cidade. No final de semana seguinte (11 e 12/11), a Aldeia Sesc vai tomar a Praça das Feiras em São Pelegrino com diversas atrações. Alguns dos destaques são “Lá vem Maria’s”, criado especialmente para o evento, com direção de Zica Stockmans e participação de grupos femininos da cidade, e o espetáculo teatral de rua “O Amargo Santo da Purificação”, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, um dos grupos mais tradicionais de Porto Alegre.

Na agenda, estão o concerto cênico musical “Uma Aldeia, Um Universo”, com a Orquestra Municipal de Sopros, a Cia. Municipal de Dança e o Coro Municipal; e os shows “Brasilidade Nordestina”, com Forró Fino, Grupo Zingado e Moreno Morais, “Brasilidade Latina Sul-Riograndense”, com Yangos, RAPjador, Lucio Yanel, Tatiele Bueno e Gilney Bertussi, e “Brasilidade Sertaneja”, com a Banda Marcial Cristóvão, dentre outras apresentações.

Além de  Caxias do Sul, as Aldeias são realizadas em Passo Fundo, Santa Rosa, São Leopoldo e Novo Hamburgo, com diferentes atrações gratuitas que valorizam talentos locais, regionais e nacionais, e promovem o intercâmbio entre artistas. Em São Leopoldo, ela acontecerá entre 08 e 12 de novembro e, em Novo Hamburgo, acontecerá entre 16 e 19 de novembro. A temática do projeto em 2023 é “Brasilidades” e teve a identidade visual criada pelo caxiense Rafael Lunardon, com inspirações em cores tropicais, vegetação, aves, chimarrão e texturas. Outras informações sobre a programação na Serra podem ser obtidas pelo telefone (54) 3209-8250 ou através do WhatsApp (54) 98407-0351.

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.

Programação 10ª Aldeia Sesc – Sesc Caxias do Sul:

04/11 (sábado)

09h: Arte Urbana | Encontro de Graffiti com Curadoria de CTGKlan

Local: Muro ao lado do Sesc Caxias do Sul (Ponte seca/beco na Rua Ernesto Alves)

09h às 13h: Passeio Cultural Guiado – Projeto Memória Visual (visita por locais que representam as brasilidades do nosso território em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo)

Saída: Em frente ao Sesc Caxias do Sul (Rua Ernesto Alves)

Inscrições Encerradas

09h30 às 12h: Aldeia na Quebrada – Zona Norte

Troca de saberes: Hip Hop e Capoeira (Fluência & Herdeiros de Palmares); Roda de conversa: a cena Hip Hop em Caxias e no RS e Cypher – rodas de dança

Local: Fluência Casa Hip Hop (Rua Francisco Barbosa Velho, 132 – Santa Fé)

09h30 às 12h: Aldeia na Quebrada – Zona Sul

Apresentação dos Estudantes do Projeto “Semente Conquista” (danças urbanas, rima, poesia e grafite); Pocket show com Chiquinho Divilas (CXS), Oficina de Break com B-boy Jow (CXS) e apresentação do “Grupo de Música da Escola Marcopolo de Criatividade”. Atividades em parceria com a Fundação Marcopolo

Local: Projeto Semente Conquista (Rua Margarida Turela Bonato, 527- Santa Corona)

13h30 às 16h30: Aldeia na Quebrada – Zona Oeste

Oficina de pandeiro com Leozão Reis (CXS); Oficina com tintas naturais e padronagens ancestrais com Gio e Doug (CXS) e descida com carrinho de lomba

Local: Vielas Espaço Cultural (Rua Vinte de Setembro, 3459 – Beltrão de Queiróz)

13h30 às 16h30: Aldeia na Quebrada – Zona Central

Arara de Trocas (brique de roupas e dicas de moda), seletivas de modelos, oficina “Poesia no Bolso” com Paulina Magalhães (CXS) e roda de samba com “Samba do Feitiço” (CXS). Parceria com CMSG – 2º Concerto de Moda da Serra Gaúcha e CastOne Models

Local: Bairro São Vicente (Em frente a EMEF São Vicente de Paulo – Rua Assis Brasil, 1075 – Jardelino Ramos)

05/11 (domingo)

09h: Arte urbana | Encontro de Graffiti com Curadoria de CTGKlan

Local: Muro ao lado do Sesc Caxias do Sul (Ponte seca/beco na Rua Ernesto Alves)

15h às 20h: Aldeia nas Quebradas – Zona Oeste

Quintal do Pérola recebe Aldeia Sesc

Local: Escola de Samba Acadêmicos Pérola Negra (Rua Raquel Cousseau, 14 – Mariani)