Aplicativos de banco e autenticação são alguns exemplos de plataformas que não permitem que usuários façam capturas de tela no Android visando proteger dados confidenciais. Normalmente, uma mensagem de erro é apresentada ou a imagem fica totalmente preta, demonstrando o bloqueio. Apesar da segurança, a medida pode ser considerada um incômodo quando o usuário tem a necessidade de fazer os screenshots. Nesses casos, é possível recorrer a aplicativos de terceiros, como gravadores de tela, para realizar a tarefa. Há ainda a opção de utilizar dois celulares ou usar uma plataforma de scanner para salvar a página desejada. Na lista a seguir, confira quatro opções de aplicativos gratuitos disponíveis para Android que podem ajudar a tirar prints quando um app não apresenta essa função de forma nativa.
Por que alguns apps não permitem tirar print?
O bloqueio de prints garante mais segurança no uso de determinados aplicativos e protege informações confidenciais dos usuários, como em plataformas bancárias, de pagamentos ou de autenticação. O compartilhamento de tais capturas de tela poderia comprometer os dados pessoais das pessoas e, por esse motivo, os desenvolvedores impedem os screenshots.
Normalmente, ao tentar realizar o procedimento, haverá um aviso de que não é possível fazer uma captura de tela ou conseguirá apenas uma foto completamente preta. Além disso, aplicativos de streaming também impedem esse tipo de registro para evitar a pirataria dos conteúdos. Note que é impossível fazer capturas em apps como Globoplay, Netflix, Amazon Prime Video, entre outras plataformas de filmes e séries.
Confira 4 aplicativos para driblar bloqueio de print:
Mesmo que alguns aplicativos disponíveis para Android desativem a opção de fazer capturas de tela, é possível contar com outras alternativas que funcionam no sistema operacional. Importante ressaltar que essa função só deve ser realizada para salvar dados próprios e não deve violar direitos autorais. A seguir, veja quatro aplicativos que podem te ajudar a tirar print de apps que não permitem screenshots.
1. Google Assistente
A primeira alternativa para fazer capturas de tela em aplicativos que não disponibilizam esse tipo de recurso, é tentar realizar o procedimento através da Google Assistente, a assistente virtual do Google. Para isso, o primeiro passo é acessar o aplicativo do Google em seu celular Android, tocar no ícone da sua foto do perfil e selecionar “Configurações”. Em seguida, toque em “Google Assistente” > “Geral” > “Usar contexto da tela”. Para finalizar a configuração, ative a opção “Usar captura de tela”.
Logo depois, abra o aplicativo desejado, do qual deseja fazer o screenshot, e segure o botão “Home” (a “bolinha” localizada no meio da tela) para iniciar o Google Assistente. Toque no ícone de microfone e pergunte em voz alta “O que está na minha tela?”. Depois disso, é possível tirar o print e fazer o compartilhamento onde desejar. Vale destacar que é ideal compartilhar o registro nesse exato momento, pois ele não ficará disponível na galeria do seu celular.
2. AZ Screen Recorder
O AZ Screen Recorder, disponível gratuitamente na Google Play Store, tem o objetivo de fazer gravações de tela, mas ele também pode te ajudar com capturas. Para utilizá-lo, faça o download e permita que ele seja sobreposto a outros apps do celular. Depois disso, será possível visualizar um “botão flutuante” repleto de opções, ao lado direito da tela.
Para realizar o print, abra o aplicativo com restrições de screenshots, toque no menu flutuante e abra a opção “Configurações”, sinalizada por um ícone de maleta de ferramentas. Ative a opção “Captura de tela”. Em seguida, deve aparecer uma opção na lateral da tela, dessa vez do lado esquerdo, no formato de câmera fotográfica. Toque sobre ela e selecione “Iniciar” para tirar o print. O compartilhamento da imagem pode ser realizado no mesmo momento, mas ele também ficará salvo na pasta “AzScreenRecorder” do telefone.
3. XRecorder
O XRecorder é outro aplicativo gratuito com foco em gravações de tela, mas que também pode ser utilizado para conseguir prints. Para isso, basta fazer o download, tocar em “Ativar ícone flutuante” e permitir que as ferramentas do app sejam sobrepostas às outras plataformas. Depois disso, já será possível visualizar um pequeno ícone de câmera ao lado direito da tela. O usuário deve tocar sobre ele, selecionar a “caixa de ferramentas” e tocar sobre a opção “Captura de tela”. Uma pequena câmera alaranjada surgirá ao lado esquerdo e, quando desejar fazer screenshots em aplicativos restritos, basta tocar sobre ela e confirmar o procedimento em “Ok” e “Iniciar”. O resultado poderá ser compartilhado na mesma hora e também ficará disponível na pasta “XRecorder0” da galeria.
4. Adobe Scan
Outra alternativa para conseguir imagens de plataformas restritas é utilizar apps de scanner, como o Adobe Scan. Vale destacar que para essa opção, contudo, é necessário fazer uso de dois celulares. Para iniciar o procedimento, basta abrir a plataforma de escaneamento em um aparelho e, no outro, a página que será salva. Em seguida, o usuário deve selecionar a opção “Documento” no Adobe Scan, posicionar o aparelho secundário no espaço que fica entre as bolinhas azuis e tirar a foto. Quando necessário, é possível fazer recortes para ajustar a imagem. Para finalizar, é necessário selecionar a opção “Salvar PDF”. Pronto, a página digitalizada e poderá ser compartilhada ou salva em JPEG na galeria de Fotos.
Fonte: Geek Dashboard e Gadgets To Use