Se aposentou, ou está pensando nisso e procurando paz e descanso? Saiu o ranking dos melhores países para se viver depois de parar de trabalhar.
O Índice Anual Global de Aposentadoria de 2024 é a pesquisa mais abrangente e aprofundada deste tipo. O índice leva em conta informações e experiências da vida real, para decidir os melhores lugares para aposentados do mundo.
Em 1° lugar ficou a Costa Rica, na América Central. Segundo Bekah Bottone, correspondente do ranking no país, o sistema público de saúde é ótimo na região, e o privado é bem acessível. Fora o clima, o povo generoso e as ótimas paisagens do país. (veja o top 10 abaixo)
Índice Global Anual de Aposentadoria
Para 2024, o índice levou em conta critérios como hospedagem, benefícios, custo de vida, desenvolvimento e governança, clima e sistema de saúde.
Segundo o International Living, responsável pelo ranking, a iniciativa é uma ferramenta que usa opiniões e experiências da vida real.
“Nossas fontes vivem nos locais onde coletam informações. E confiamos no julgamento deles. Se dizem que os cuidados de saúde são bons, ou que uma refeição para dois num bom restaurante custa US$ 20 dólares, acreditamos neles”, disse o site em comunicado
Com essa maneira de atuação, a International Living explicou ser possível construir um ranking genuinamente útil.
“Não estamos procurando informações aleatórias de pessoas aleatórias ao redor do mundo. Em vez disso, nosso objetivo é fornecer recomendações sólidas sobre um número limitado de opções”.
Foto: Costa Rica, Peninsula Papagayo
Top 10 dos melhores países para viver após parar de trabalhar
- Costa Rica: o pequeno país da América Central é repleto de florestas tropicais e paisagens incríveis. Com um sólido sistema de saúde e um clima perfeito, Costa Rica é um paraíso na terra. Outro fator importante é os benefícios que o país oferece para aqueles que desejam adquirir residência.
- Portugal: Portugal também se destaca pelos cuidados de saúde, além de preços acessíveis e grande diversidade. A capital, Lisboa, é movimentada e mistura museus, concertos, restaurantes e construções históricas. O interior também é repleto de passeios, que vão conquistar você logo de cara. O ritmo do país é lento e a qualidade de vida está entre uma das maiores do mundo.
- México: o México é outro país incrível para aqueles que querem se aposentar. O estilo de vida, cultural, cordialidade do povo e a acessibilidade são incríveis. Com baixo custo de vida, a comida é acessível, as praias são ótimas e se você adora montanhas e caminhadas, o país é repleto de trilhas. Outra vantagem é o custo dos cuidados de saúde. Mesmo os melhores especialistas são acessíveis.
- Panamá: a vida no Panamá é boa e tranquila. O Panamá é um dos poucos países neutros em carbono em todo o planeta. A economia cresce bastante a cada ano, o clima é ameno e ensolarado e os impostos sobre propriedades são baixos. Para aqueles que desejam morar no país, o país é um facilitador de vistos, permitindo períodos temporários ou fixos.
- Espanha: a Espanha tem sido considerada um dos melhores países para aposentadoria viverem. O custo de vida é baixo em relação a outras áreas da Europa, o país possui um sistema de saúde robusto e expatriados têm acesso a vários benefícios.
- Equador: o Equador está localizado no canto noroeste da América do Sul. O país é pequeno, mas tem um clima muito agradável e as taxas são baixas. Lá, é fácil conseguir um espaço confortável, como uma casa, ou apartamento, por preços bem menores. O Equador é tecnicamente diverso, mas tem uma coisa que une todos os povos de lá, a simpatia.
- Grécia: a Grécia tem preços habitacionais até 75% inferior do que outras regiões do mundo, como os EUA. O custo de vida oscila para baixo no país e as estatísticas mostram que a cada ano, o país recebe cada vez mais aposentados, nômades digitais e expatriados. No país, os planos de saúde e odontológicos são baratos e o ritmo de vida é calmo. A vida ao ar livre é muito valorizada, a proximidade com o mar encanta e o clima ensolarado favorece muito.
- Malásia: o povo malaio já foi considerado como um dos mais hospitaleiros da Ásia. O custo de vida é baixo e as despesas com habitação, transporte, alimentação e entretenimento cabem tranquilamente no orçamento. A culinária é diversa, misturando ingredientes locais e internacionais, claro, tudo com um ótimo preço. As influências multiculturais do país permeiam a vida dos moradores e as celebrações religiosas são tradicionais.
- França: se você quer uma vida fácil e uma aposentadoria sem estresse, a França é logo ali. A terra dos croissants e dos bons vinhos também possui uma culinária maravilhosa, cenários espetaculares e uma paz serena. A França tem um dos melhores sistemas de saúde do mundo, com taxas baixas e ampla cobertura. Lá, doenças de longa duração como Alzheimer, demência e outras, têm cobertura de 100%. Os impostos também são baixos e a seguridade social, direito do povo, é defendida veemente pela população.
- Colômbia: fechando a lista, Colômbia. O país tem praias ensolaradas, montanhas frescas e uma floresta amazônica encantadora. O maior benefício de se aposentar lá é o preço acessível e a facilidade de viajar de uma região para outra. O sistema de saúde da Colômbia, apesar das disparidades socioeconômicas, é ótimo e atende toda a população. O custo de vida no país é ótimo e a região tem programas de vistos para residentes estrangeiros.