Imagem: A cantora italiana Mafalda Minnozzi é atração internacional confirmada

Seis anos após sua última edição, a Festa de Abertura da Vindima, em Monte Belo do Sul, volta a celebrar a uva e o vinho como símbolos culturais e econômicos do município. Será uma ocasião, também, histórica. Pela primeira vez, o evento que ocorre de 25 a 28 de janeiro, receberá uma atração artística internacional.

A cantora italiana Mafalda Minnozzi será a responsável por encerrar a oitava edição da festa, às 19h30min, culminando uma agenda de 20 atrações artísticas, incluindo nomes como Os Monarcas e Nenhum de Nós – veja a programação completa abaixo. A diva italiana, com pouco mais de 35 anos de carreira, mantém um forte vínculo com o Brasil desde 1996, quando veio ao país para ser a protagonista da casa de música “Paradiso”, no Rio de Janeiro. Fez tanto sucesso que firmou parcerias com nomes como Milton Nascimento, Roberto Menescal e Martinho da Vila. Com carreira internacional, tem 20 álbuns no portfólio, transitando por vertentes do jaz, da world music, do melodrama italiano, do cabaré francês e da bossa nova.

A Festa de Abertura da Vindima prima por uma agenda eclética de atrações, a fim de contemplar a diversidade do público que frequentará o encontro. Durante os quatro dias de programação, os visitantes poderão acompanhar shows musicais que abarcam de bandas de bailão a conjuntos folclóricos, além de números de dança e de circo.

Outra das marcas do evento será a valorização dos artistas de Monte Belo. Entram nessa lista os grupos Acordes, que apresenta clássicos do rock e músicas autorias; o Ragazzi dei Monti, com seu repertório de música italiana contemporânea; o Vicentino, voltado ao folclore; os grupos de dança italianas Ballo D’Italia e Piccoli Ballerini; além dos Corais Musicando Melodias, Alegria de Cantar e Coral Juvenil. Na abertura, dia 25, o público terá a companhia do grupo musical Família Almeida e do conjunto tradicionalista Os Monarcas, um dos mais longevos do Rio Grande do Sul. Com mais de 50 anos de estrada, o grupo liderado por Gildinho mostra toda animação fandagueira que consagrou a formação.

Na sexta-feira, dia 26, entre atrações como Banda Nova, Acordes, Rastros do Tempo (artes nativas) e Pagode do Feijão, quem encerra a noite é o Nenhum de Nós. O consagrado grupo de pop rock gaúcho, dono de hits como “Camila, Camila” e “Vou Deixar que Você se Vá”, promete um para relembrar sua trajetória de mais de 35 anos de carreira.

Quem for sábado para o evento começará assistindo uma mescla das culturas italiana, com os corais de Monte Belo, e alemã, com o grupo de dança Lustige Volkstanzgruppe Bergtal. Também será o dia para as crianças se divertirem com o espetáculo circense da Cia Burzum. Outra atração será o Ballo D’Italia, além da banda Alma Nova, convocando todos para o baile. Dois artistas da nova geração gaúcha fecham a programação. A dupla de irmãos Matheus e Mathias, que apresenta um repertório cheio de energia de música sertaneja e canções autorais, como o mais recente sucesso “Maldade na Balada”, e o DJ Gustavo MK, com passagens pelo Planeta Atlântida.

O último dia do Festival de Abertura da Vindima reunirá o grupo local Vicentino, a banda de country rock The Travellers, a banda de canções gaúchas Sanfonaço, o grupo de dança Piccoli Ballerini e a conhecida banda de baile Os Atuais, com mais de 50 anos em atividade. É no domingo, ainda, o show da consagrada Mafalda Minozzi, presenteando o público com um show singular, poucas vezes presenciado na Serra gaúcha.

Pisa de uva e desfile de carros alegóricos

A 8ª Festa de Abertura da Vindima reunirá uma série de atrativos nas ruas centrais do município, principalmente na Rua Sagrada Família, no trecho em frente à prefeitura. É por ali que estarão presentes vinícolas e restaurantes com o melhor da enogastronomia local, feira de produtos de empreendedores monte-belenses e de outros locais, dentro da ExpoMonte, e exposição de máquinas agrícolas.

Tudo envolto numa grandiosa celebração cultural, com distribuição de uvas aos visitantes e o convite para que eles, dentro de uma mastela, façam a pisa do fruto, revivendo as tradições dos antigos imigrantes italianos para elaborar o vinho – uma das grandes novidades dessa edição da festa. Também nessa mesma rua serão expostos vestidos das ex-soberanas e as cerca de 100 variedades da fruta cultivadas no município.

Em outro ponto da cidade, na Rua Arthur Beltrame, ocorre o aguardado desfile de carros alegóricos. As comunidades do município se reúnem para contar, através de muita história e simbologia, o amor herdado dos imigrantes pelo trabalho, pelas tradições e pela fé que movem o pequeno município serrano, que poderia estar em qualquer vilarejo do norte italiano.

Serviço
O quê: 8ª Festa de Abertura da Vindima
Quando: de 25 a 28 de janeiro de 2024
Onde: ruas centrais de Monte Belo do Sul
Quanto: entrada franca

Programação artística:

25/01/2024 (quinta-feira)

18h – Show Família Almeida

19h – Abertura Oficial

20h30 – Pisa da Uva – Edição especial às Soberanas e Autoridades convidadas

22h – Show Os Monarcas

26/01/2024 (sexta-feira)

14h – Tarde da Melhor Idade – Show Banda Nova

16h – Pisa da Uva

18h – Show Grupo Acordes

19h – Show Grupo de Danças Rastros do Tempo

19h30 – Show Pagode do Feijão

21h – Pisa da Uva

22h – Show Nenhum de Nós

27/01/2024 (sábado)

12h – Show Corais locais

13h – Show de Danças – Grupo Alemão Lustige Volkstanzgruppe Bergtal

13h45min – Pisa da Uva

14h30 – Tarde Infantil – Espetáculo Circense Cia Burzum

17h – Pisa da uva

17h30 – Show Ragazzi Dei Monti

19h – Show de Danças Italianas com Ballo D’Italia

20h – Show Banda Alma Nova

22h – Pisa da uva

22h30 – Show Matheus e Mathias

00h – DJ Gustavo MK

28/01/2024 (domingo)

09h – Missa de Ação de Graças pela Safra da Uva

11h – Grupo Vicentino

12h – Show Grupo The Travellers

14h – Desfile de Carros Alegóricos

15h30 – Show Grupo Sanfonaço

17h – Grupo de Danças Picolli Balerini

17h15 – Show com Os Atuais

19h – Pisa da Uva

19h30 – Show internacional de encerramento Mafalda Minnozzi (Itália)