Ao menos 15 grandes festivais de música eletrônica vão reunir fãs do gênero no país, em 2024. Eventos nesse formato já estão confirmados em pelo menos quatro estados, e há até mesmo festas que atravessam fronteiras.
Desde o surgimento da música eletrônica, o cenário musical mudou muito. Se antes a sua produção era centralizada em apenas em países como Holanda e Bélgica, hoje o gênero se encontra nos mais diversos cantos do mundo, com festas para todos os públicos.
Aqui no Brasil os amantes da música eletrônica vem crescendo a cada ano. Neste sábado (13), por exemplo, acontece em Camboriú (SC) uma edição da Picnic Electronik, e no dia 27/1, no Sítio das Pedras, em Vargem Pequena, Rio de Janeiro, rola a Brunch Electronik com Fatboy Slim como headliner. Os dois festivais terão outras edições ao longo do ano. Em São Paulo, por exemplo, um Brunch está marcado para o dia 16 de março, com Blondish e Mochakk no lineup.
Fevereiro será um dos meses com programação meses com programação mais forte de música eletrônica. Há cinco festivais já confirmados no período. No dia 10/2, Steve Angello encabeça o Rio Music Carnival, na Marina da Glória, Rio de Janeiro. No mesmo dia, em São Paulo, começa o The Carnival, com Vintage Culture como headliner da primeira noite e Steve Angello na noite de 11/2. The Carnival será no Vibra São Paulo. No dia 12/2, o AME Laroc Festival, organizado pelos clubs AME & Laroc, tem DJ Set do Disclosure, em Campinas
Não exatamente um festival de música eletrônica, mas com a música eletrônica como destaque, o Africa Express toma o Parque Ibirapuera, no dia 23 de fevereiro, com Damon Albarn (Blur, Gorillaz) e Nick Zinner (Yeah Yeah Yeahs) como principais atrações.
O maior de fevereiro é o Afterlife, que leva inúmeras atrações ao autódromo de Interlagos, no dia 24/2. O lineup, divulgado nesta quarta-feira (10), tem Tale of Us (criadores do festival), Kevin DeVries, Anyma e Mrak, entre outros.
Em março, a balada vai para o mar. Um navio da festa Só Track Boa navega quatro dias no litoral.
Abril tem edições da Brunch Electronik e Picnik Electronik em São Paulo, respectivamente nos dias 20 e 27; e tem também o Gop Tun Festival, no Canindé, com Robert Hood e Palms Trax.
O Time Warp, um dos maiores festivais de música eletrônica do país, está marcado para os dias 3 e 4 de maio, no autódromo de Interlagos. No dia 4/5, o Warung Day Festival divide suas atrações (a serem anunciadas) entre a Pedreira Paulo Lrminski e a Ópera de Arame, em Curitiba.
Em junho, Interlagos volta a bombar com a Só Track Boa, nos dias 14 e 15
Fonte: Splash Uol