Nesta terça-feira (23), foram revelados os indicados ao Oscar 2024, a principal premiação da indústria cinematográfica. Sem muitas surpresas, títulos como Oppenheimer, Pobres Criaturas e Assassinos da Lua das Flores foram os grandes destaques da lista, contando, respectivamente, com treze, onze e dez indicações.

Barbie, por sua vez, foi indicada a oito prêmios, dentre os quais o de Melhor Filme, Melhor Ator para Ryan Gosling e Melhor Atriz Coadjuvante para America Ferrera. Margot Robbie e Greta Gerwig, no entanto, ficaram entre os esnobados da premiação – lista essa que ainda inclui o ator Leonardo DiCaprio, a diretora Celine Song e até mesmo a animação da Disney, Whish: O Poder dos Desejos.

Oppenheimer lidera a lista de indicações do Oscar 2024 (Imagem: Divulgação/Universal Pictures)
Oppenheimer lidera a lista de indicações do Oscar 2024
(Imagem: Divulgação/Universal Pictures)

Para quem já conferiu a lista de indicados da 96° edição do Oscar e agora quer partir para a maratona dessas produções, aí vai uma seleção de onde assistir aos principais concorrentes da noite.

Vale lembrar que embora alguns deles já estejam disponíveis em streaming ou para locação e compra em plataformas digitais, muitos continuam em cartaz nos cinemas ou estreiam nos próximos meses no Brasil.

Filmes em streaming ou plataformas digitais

Barbie

Filme de maior bilheteria de 2023, Barbie é um longa-metragem dirigido por Greta Gerwig (Adoráveis Mulheres) e estrelado por Margo Robbie (Aves de Rapina) e Ryan Gosling (La La Land). Um dos maiores frissons do ano e responsável pelo fenômeno Barbenheimer, o título segue os passos da boneca da Mattel quando, após se sentir “defeituosa”, ela decide sair da Barbielândia e buscar ajuda no mundo real.

O longa-metragem está indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Ryan Gosling), Melhor Atriz Coadjuvante (America Ferrera), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Canção Original (I’m Just Ken e What Was I Made For?), Melhor Design de Produção e Melhor Figurino.

Barbie está disponível na HBO Max.

Assassinos da Lua das Flores

Do aclamado diretor Martin Scorsese (Taxi Driver), Assassinos da Lua das Flores é um drama histórico, baseado em crimes reais ocorridos nos anos 1920, nos EUA. Em sua trama, estrelada por Leonardo DiCaprio (O Regresso), membros da tribo Osage, que vivem em uma terra rica em petróleo, passam a ser assassinado de maneira misteriosa até os crimes começarem a ser investigados pelo FBI.

O título está indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção (Martin Scorsese), Melhor Atriz (Lily Gladstone), Melhor Ator Coadjuvante (Robert De Niro), Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original (Wahzhazhe (A Song for My People)), Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Montagem.

Assassinos da Lua das Flores está disponível no Apple TV+.

Maestro

Grande aposta da Netflix para as premiações da temporada, Maestro é um filme dirigido e estrelado por Bradley Cooper (Nasce Uma Estrela). Baseado na história do maestro Leonard Bernstein, ele mostra a trajetória profissional de um dos músicos mais importantes dos EUA, ao mesmo tempo em que coloca seus holofotes sobre o relacionamento do compositor com a atriz Felicia Montealegre.

O filme está indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Bradley Cooper), Melhor Atriz (Carey Mulligan), Melhor Roteiro Original, Melhor Som, Melhor Fotografia e Melhor Cabelo e Maquiagem.

Maestro está disponível na Netflix.

Oppenheimer

Outra metade do fenômeno Barbenheimer, Oppenheimer é uma biografia histórica dirigida por Christopher Nolan (Interestelar). Baseado em um livro vencedor do Pulitzer sobre a vida de J. Robert Oppenheimer, ele mostra a trajetória do renomado físico durante sua participação no Projeto Manhattan – programa de pesquisa responsável por desenvolver e produzir as primeiras bombas atômicas.

O longa-metragem está indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção (Christopher Nolan), Melhor Ator (Cillian Murphy), Melhor Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.), Melhor Atriz Coadjuvante (Emily Blunt), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia, Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Figurino e Melhor Montagem.

Oppenheimer está disponível para compra e locação no Google Play, Amazon e iTunes.

Rustin

Mais um drama biográfico da lista, Rustin é um longa-metragem dirigido por George C. Wolfe (Noites de Tormenta) e estrelado por Colman Domingo (A Lenda de Candyman). Baseado na vida do ativista dos direitos civis, Bayard Rustin, o filme mostra a importância do homem negro, gay e conselheiro de Martin Luther King Jr. para uma sociedade mais igualitária e para a organização da Marcha sobre Washington, em 1963.

Rustin está indicado na categoria de Melhor Ator (Colman Domingo) e pode ser assistido na Netflix.

NYAD

Drama esportivo dirigido pela dupla de longa data Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin (Free Solo), Nyad é baseado na história real da nadadora Diana Nyad. Estrelado por Annette Bening (Beleza Americana), o filme se concentra em um dos grandes feitos realizados pela esportista após completar sessenta anos, quando se tornou a primeira pessoa a nadar de Cuba à Flórida sem uma gaiola para tubarões.

NYAD está indicado nas categorias de Melhor Atriz (Annette Bening) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jodie Foster) e pode ser assistido na Netflix.

Filmes em cartaz ou que chegam em breve nos cinemas

Os Rejeitados

Comédia dramática dirigida por Alexander Payne (Nebraska), Os Rejeitados é um filme ambientado em 1970, que gira em torno de um rabugento professor de História. Estrelado por Paul Giamatti (Billions), o filme acompanha o docente, que dá aulas em um internato na Nova Inglaterra, quando ele se torna o responsável por cuidar de um grupo de alunos que não tem para onde ir durante as férias escolares.

Os Rejeitados está indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Paul Giamatti), Melhor Atriz Coadjuvante (Da’Vine Joy Randolph), Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem. O filme está desde 11 de janeiro em cartaz nos cinemas brasileiros.

Segredos de um Escândalo

Drama vagamente inspirado por uma história real, Segredos de um Escândalo é um filme dirigido por Todd Haynes (Carol). No longa, mais de vinte anos após uma professora se envolver com um aluno 13 anos, se casar e ter filhos com o jovem, seu controverso romance vira história de cinema. Para isso, a família recebe em sua casa a atriz que irá interpretá-la na trama e que utiliza métodos nada ortodoxos para entrar na personagem.

Segredos de um Escândalo está indicado na categoria de Melhor Roteiro Original. O filme está em cartaz no Brasil desde 18 de janeiro.

Anatomia de uma Queda

Suspense jurídico francês, Anatomia de uma Queda é um filme co-escrito e dirigido por Justine Triet (Sibyl), única mulher indicada à categoria de Melhor Direção no Oscar 2024. Protagonizado por Sandra Hüller (Zona de Interesse), ele conta a história de uma escritora cujo marido é encontrado morto de maneira suspeita do lado de fora de seu chalé, fazendo com que ela se torne a principal suspeita da tragédia.

Anatomia de uma Queda está indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção (Justine Triet), Melhor Atriz (Sandra Hüller), Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem. A produção estreia no Brasil em 25 de janeiro.

Vidas Passadas

Drama romântico escrito e dirigido por Celine Song, em sua estreia à frente de longa-metragens, Vidas Passadas é um filme da A24 levemente inspirado por uma história vivida pela própria diretora. Protagonizado por Greta Lee (The Morning Show), ele segue os passos de uma imigrante sul-coreana que mora nos EUA e 24 anos após deixar seu país de origem reencontra sua antiga paixão da infância.

Vidas Passadas está indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original. O filme estreia no Brasil em 25 de janeiro.

Pobres Criaturas

Baseado na obra de mesmo nome escrita por Alasdair Gray, Pobres Criaturas é um filme de romance e ficção científica dirigido por Yorgos Lanthimos (A Favorita). Protagonizado por Emma Stone (La La Land), o título surrealista se passa na Era Vitoriana e conta a história de uma mulher trazida de volta à vida, que tem seu cérebro substituído pelo do filho que ainda não nasceu.

O longa-metragem está indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção (Yorgos Lanthimos), Melhor Atriz (Emma Stone), Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia, Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Figurino e Melhor Montagem.

Pobres Criaturas desembarca nos cinemas do Brasil em 1º de fevereiro.

A Cor Púrpura

Dirigido por Blitz the Ambassador (Black Is King), A Cor Púrpura é um musical baseado na peça de mesmo nome, que por sua vez é baseada no romance homônimo de Alice Walker. Ambientado no começo do século XX, o título segue os passos de Celie Harris-Johnson (Fantasia Barrino), uma mulher afro-americana que mora no sul dos Estados Unidos e tenta superar os traumas de seu passado com a ajuda de outras mulheres.

A Cor Púrpura está indicada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante (Danielle Brooks) e chega aos cinemas do país em 8 de fevereiro.

A Zona de Interesse

Drama histórico escrito e dirigido por Jonathan Glazer (Reencarnação), A Zona de Interesse é uma produção vagamente inspirada no livro homônimo de Martin Amis. Estrelado por Christian Friedel (13 Minutos) e Sandra Hüller, ele se passa durante a Segunda Guerra Mundial e conta a história da família do comandante de Auschwitz, enquanto eles vivem uma vida aparentemente bucólica ao lado do campo de concentração.

A Zona de Interesse está indicado a Melhor Filme, Melhor Direção (Jonathan Glazer), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme Internacional e Melhor Som. O longa-metragem estreia no Brasil dia 15 de fevereiro.

American Fiction

Escrito e dirigido por Cord Jefferson, em sua estreia a frente de longa-metragens, American Fiction é um filme baseado em um romance de Percival Everett. Comédia dramática, ele conta a história de Monk Ellison (Jeffrey Wright), um escritor que indignado pela recusa das editoras em publicarem sua obra, decide utilizar um pseudônimo para escrever o tipo de romance satírico e estereotipado que ele imagina que o público deseja.

American Fiction está indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Jeffrey Wright), Melhor Ator Coadjuvante (Sterling K. Brown), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora. O título ainda não tem data oficial de lançamento no Brasil.

 

Fonte de informações: Canaltech