Nesta terça-feira (23), foram revelados os indicados ao Oscar 2024, a principal premiação da indústria cinematográfica. Sem muitas surpresas, títulos como Oppenheimer, Pobres Criaturas e Assassinos da Lua das Flores foram os grandes destaques da lista, contando, respectivamente, com treze, onze e dez indicações.
Barbie, por sua vez, foi indicada a oito prêmios, dentre os quais o de Melhor Filme, Melhor Ator para Ryan Gosling e Melhor Atriz Coadjuvante para America Ferrera. Margot Robbie e Greta Gerwig, no entanto, ficaram entre os esnobados da premiação – lista essa que ainda inclui o ator Leonardo DiCaprio, a diretora Celine Song e até mesmo a animação da Disney, Whish: O Poder dos Desejos.
Drama romântico escrito e dirigido por Celine Song, em sua estreia à frente de longa-metragens, Vidas Passadas é um filme da A24 levemente inspirado por uma história vivida pela própria diretora. Protagonizado por Greta Lee (The Morning Show), ele segue os passos de uma imigrante sul-coreana que mora nos EUA e 24 anos após deixar seu país de origem reencontra sua antiga paixão da infância.
Vidas Passadas está indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original. O filme estreia no Brasil em 25 de janeiro.
Pobres Criaturas
Baseado na obra de mesmo nome escrita por Alasdair Gray, Pobres Criaturas é um filme de romance e ficção científica dirigido por Yorgos Lanthimos (A Favorita). Protagonizado por Emma Stone (La La Land), o título surrealista se passa na Era Vitoriana e conta a história de uma mulher trazida de volta à vida, que tem seu cérebro substituído pelo do filho que ainda não nasceu.
O longa-metragem está indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção (Yorgos Lanthimos), Melhor Atriz (Emma Stone), Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia, Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Figurino e Melhor Montagem.
Pobres Criaturas desembarca nos cinemas do Brasil em 1º de fevereiro.
A Cor Púrpura
Dirigido por Blitz the Ambassador (Black Is King), A Cor Púrpura é um musical baseado na peça de mesmo nome, que por sua vez é baseada no romance homônimo de Alice Walker. Ambientado no começo do século XX, o título segue os passos de Celie Harris-Johnson (Fantasia Barrino), uma mulher afro-americana que mora no sul dos Estados Unidos e tenta superar os traumas de seu passado com a ajuda de outras mulheres.
A Cor Púrpura está indicada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante (Danielle Brooks) e chega aos cinemas do país em 8 de fevereiro.
A Zona de Interesse
Drama histórico escrito e dirigido por Jonathan Glazer (Reencarnação), A Zona de Interesse é uma produção vagamente inspirada no livro homônimo de Martin Amis. Estrelado por Christian Friedel (13 Minutos) e Sandra Hüller, ele se passa durante a Segunda Guerra Mundial e conta a história da família do comandante de Auschwitz, enquanto eles vivem uma vida aparentemente bucólica ao lado do campo de concentração.
A Zona de Interesse está indicado a Melhor Filme, Melhor Direção (Jonathan Glazer), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme Internacional e Melhor Som. O longa-metragem estreia no Brasil dia 15 de fevereiro.
American Fiction
Escrito e dirigido por Cord Jefferson, em sua estreia a frente de longa-metragens, American Fiction é um filme baseado em um romance de Percival Everett. Comédia dramática, ele conta a história de Monk Ellison (Jeffrey Wright), um escritor que indignado pela recusa das editoras em publicarem sua obra, decide utilizar um pseudônimo para escrever o tipo de romance satírico e estereotipado que ele imagina que o público deseja.
American Fiction está indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Jeffrey Wright), Melhor Ator Coadjuvante (Sterling K. Brown), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora. O título ainda não tem data oficial de lançamento no Brasil.
Fonte de informações: Canaltech