Aposentado no Brasil desde 2021, o Fiat Uno deixou um verdadeiro legado por aqui. Afinal, foi responsável por uma série de inovações na indústria nacional e, por isso, escreveu um capítulo especial na história do segmento verde-amarelo.
Na Europa, o modelo similar ao Uno tem um nome diferente: Panda. O compacto é um dos carros mais antigos do mercado, mas após 13 anos de vendas, finalmente deverá receber uma atualização completa, desde o design até a troca da motorização, que agora será elétrica.
A Stellantis planeja lançar o Panda 100% elétrico em julho de 2024, talvez junto de uma versão híbrida leve. O “Uno” europeu será baseado no conceito Centoventi, protótipo mostrado pela primeira vez no Salão de Genebra, em 2019, mas que recebeu um ou outro retoque desde então, para ficar atualizado.
Projeção mostra como pode ser o Panda, versão elétrica do Uno (Imagem: Divulgação/Fiat)
A produção do “novo Uno” poderá ter como sede o leste europeu, mais precisamente a Eslováquia. A ideia da Fiat é fazer do Uno um carro com pegada jovem, com centenas de personalizações de cores entre carroceria e teto.
O preço também promete ser uma atração, já que a ideia da marca é ajudar a popularizar o segmento de carros eletrificados. Segundo a mídia europeia, os executivos da Fiat pretendem lançar o Panda por preços na faixa de US$ 25 mil (cerca de R$ 125 mil, na conversão direta).