A maior Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul completa 57 anos de existência. Constituída por meio do Decreto Federal Nº 60.200, de 10 de fevereiro de 1967, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) resulta de um esforço coletivo da comunidade para o aperfeiçoamento do ensino e o desenvolvimento regional. Essa história de excelência registra, até agora, mais de 127 mil alunos graduados e mais de 3 mil mestres e doutores formados, que hoje exercem suas atividades em pelo menos 67 países. O início das comemorações do aniversário ocorre dia 15 de fevereiro, com a tradicional Missa de Ação de Graças na Catedral de Caxias do Sul, que será conduzida pelo bispo diocesano Dom José Gislon, também presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul.
Guiada pela missão de “promover a formação integral das pessoas, por meio da produção de conhecimento, para o desenvolvimento sustentável”, a UCS tem como pilares fundamentais a pesquisa, a inovação, o ensino e a extensão que, articulados, a conceituam como uma universidade contemporânea. Esses elementos indissociáveis de sua atividade universitária permitem e fomentam o relacionamento com centenas de entidades, instituições, empresas e o setor público, consolidando sua inserção social e sua relevância no processo de construção da sociedade e na solução de problemas.
“Nessa trajetória de 57 anos de pesquisa, inovação, ensino e extensão temos muito a celebrar. Nossa reverência aos fundadores, aos Conselhos, aos ex-reitores, aos professores, aos funcionários e a todos que construíram essa bela história. Temos o compromisso da perpetuação e do avanço permanente da Universidade. Então, celebramos o passado ao mesmo tempo em que organizamos o futuro”, observa o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech. Essa organização implica em oferecer à comunidade, além de um portfólio com 65 cursos de graduação, uma atenção especial à pesquisa e à inovação via mestrados e doutorados. Contemplando áreas estratégicas do conhecimento a UCS conquista reconhecimento internacional e forma pesquisadores que contribuem na construção de uma sociedade sustentável.
A dedicação à pós-graduação stricto sensu integra as comemorações dos 57 anos da UCS, que recentemente criou o mestrado em Computação Aplicada e submeteu à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação, projetos para implantação dos seguintes cursos: mestrado em Agronomia, com concentração em Produção Vegetal; mestrado em Planejamento e Gestão de Cidades Sustentáveis; mestrado em Gestão da Segurança (em cooperação com IES de Portugal, Argentina e Croácia, buscando financiamento do Programa Erasmus); doutorado em Letras e Cultura; e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. “Neste ano ainda vamos submeter os mestrados em Longevidade e Saúde do Idoso e em Direito Tributário. E em 2025, o doutorado em Saúde Animal”, adianta o reitor. “No momento em que muitas instituições estão limitando os programas de pós-graduação, nós aumentamos mestrados e doutorados. Desde 2015, quando criamos nosso Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS), estamos concretizando os pilares da pesquisa e da inovação, que só acontecem por meio de programas de mestrado e doutorado. A UCS busca se diferenciar no universo das Instituições de Ensino Superior, quer avançar no patamar da pesquisa, em nome do desenvolvimento”, considera Rech.
Outro passo nesse sentido, e que também celebra esse aniversário, é a ampliação do Parque de Ciência e Tecnologia, localizado no Campus-sede, em Caxias do Sul. Até dezembro, projeta-se a consolidação de mais 1,8 mil metros de área construída, o suficiente para abrigar novas 20 empresas incubadas. A expansão do TecnoUCS reflete também nos campi da UCS na região – Farroupilha, Bento Gonçalves, Nova Prata, Guaporé, Vacaria, Canela e São Sebastião do Caí. “Temos projetos para criar hubs de inovação nos campi, a exemplo dos já criados nas unidades de Bento Gonçalves e Nova Prata. Até o final de 2025, todos os campi terão uma lógica de fomento da inovação, de conversas com startups, ambientes de inovação”, complementa o reitor.
Para além do Campus-sede estão outras novidades, entre elas a nova unidade da UCS Torres, no litoral Norte, que será inaugurada em julho e que deve receber status de campus até o final deste ano.
Posições de destaque da UCS
- Em inovação entre as comunitárias e privadas, primeira colocada no RS e segunda em todo o Brasil no Ranking Universitário Folha – RUF 2023. Entre todas as universidades avaliadas, incluindo comunitárias, privadas, públicas, federais e estaduais, é a 11ª em inovação.
- No quesito pesquisa, evoluiu um indicador entre as comunitárias e privadas de todo o país, passando da 8ª para a 7ª posição. (Ranking Universitário Folha – RUF 2023)
- Entre as melhores instituições de Ensino Superior do Mundo pela Times Higher Education pelo quinto ano consecutivo (World University Rankings 2024)
- Entre as melhores universidades da América Latina pela Times Higher Education pelo quinto ano consecutivo (Latin America University Rankings 2023)
- Inaugurou presença em ranking mundial para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Times Higher Education (Impact Rankings 2023)
- Presença tradicional no Guia da Faculdade do Estadão com ampla lista de cursos estrelados (Guia da Faculdade Estadão 2023)