Conheça seus direitos e algumas estratégias eficazes para minimizar possíveis contratempos com suas malas
Lidar com possíveis atrasos e cancelamentos de voos já é motivo de tensão. Adicionar, ainda, a perspectiva de uma possível bagagem atrasada, perdida ou danificada pode acabar com uma viagem. Essa preocupação é válida e despachar sua bagagem pode parecer um ato de fé hoje em dia.
No entanto, você não está totalmente impotente, nem sozinho nessa. Existem passos que você pode seguir e estratégias que você pode adotar para ajudar a evitar perder suas malas ou, pelo menos, minimizar o impacto de uma bagagem atrasada, roubada ou danificada.
Antes de ir para o aeroporto
Reserve voos sem escalas: se você está realmente preocupado com sua bagagem despachada, priorize voos diretos ou, pelo menos, as escalas com um tempo generoso, disse Scott Keyes, fundador do site de ofertas de voos e conselhos de viagem Going.com (anteriormente Scott’s Cheap Flights). “É mais provável que as malas se percam nessa transferência entre aviões na conexão, especialmente se houver uma conexão estreita.” E ele disse que isso é duplamente válido para voos internacionais com conexões estreitas.
Tire fotos de sua bagagem e de seu conteúdo: Jo Hoban, uma agente de viagens em Spanish Fork, Utah, cerca de 80 quilômetros ao sul de Salt Lake City, disse à CNN que aconselha seus clientes a “levar uma foto de suas malas porque a primeira coisa que os escritórios das companhias aéreas vão perguntar é qual é a marca da mala, qual é a cor da mala, o tamanho da mala e o conteúdo da mala.” Ela também disse que as pessoas deveriam colocar o que planejam levar na cama e tirar uma foto disso também. Se a mala for perdida, isso ajuda a criar um registro do conteúdo.
Use o rastreamento de bagagem: “Muitas companhias aéreas permitem que você veja o status de suas malas em seus aplicativos, o que pode ajudá-lo a ter a tranquilidade de saber que sua bagagem está no voo com você – ou pelo menos fornecer informações sobre a localização de sua bagagem, caso seja se atrase”, disse Scott’s Cheap Flights em um comunicado à imprensa por e-mail.
Você mesmo pode configurar o rastreamento independente: Paula Twidale, vice-presidente sênior de viagens da AAA, citou o AirTag, que se conecta a um dispositivo Apple para que você possa rastrear a localização da etiqueta.
Identifique adequadamente suas malas também por dentro: o grupo de defesa do consumidor Travellers United diz que coloque suas informações também por dentro, caso sua etiqueta externa seja arrancada. Hoban faz a mesma sugestão. “Retirei uma mala da esteira do aeroporto de Salt Lake [Cidade]. Felizmente, eu conhecia as pessoas que levaram minha bolsa, então foi fácil trocá-la”, disse ela.
“Mas, novamente, e se eu não conhecesse essas pessoas? E se eles fossem totalmente estranhos e levassem minha bolsa para casa? Espero que eles sejam pessoas boas e honestas e vejam que tenho um nome e um número de telefone na bolsa para que possam me ligar e me informar sobre o erro.
O poder da bagagem de mão: As companhias aéreas não podem perder bagagem que você nunca despachou. Twidale sugere fazer as malas o mais leve possível e usar apenas bagagem de mão. Você economizará tempo saindo do aeroporto e terá mais tranquilidade.
Revise a cobertura do seu cartão de crédito: Antes de comprar um seguro de viagem extra, Keyes sugeriu que você verificasse a apólice do seu cartão de crédito para obter proteção de viagem. Você pode obter uma compensação suplementar (pelo que as companhias aéreas não cobrem) não apenas por malas perdidas, mas também por reembolsos de itens que você pode precisar comprar enquanto espera pela sua mala.
No aeroporto, antes de voar
Verifique suas malas em tempo hábil: A Travellers United afirma que o check-in de bagagem de última hora pode causar maiores chances de problemas. “Não force o sistema. O menor atraso pode ter consequências graves quando a sua bagagem passa pela esteira e é selecionada para exame de segurança com pouco tempo de sobra”, diz o site.
Trabalhe a câmera do telefone novamente: Keyes sugeriu que antes de entregar suas malas despachadas, abri-las e tirar uma foto. “Se a sua mala se perder e você tiver algum objeto de valor lá dentro… ter uma fotografia do que estava lá realmente vai reforçar o seu caso para obter uma compensação após o fato.”
Verifique o destino da sua etiqueta de bagagem: A Travellers United também recomenda que você verifique novamente as etiquetas de bagagem da sua companhia aérea e certifique-se de que elas estão indo para onde você está indo.
Se sua bagagem estiver atrasada
Procure outros locais no aeroporto: Se suas malas não estiverem no carrossel de coleta designado, o site de conselhos de viagem The Points Guy sugere verificar os carrosséis próximos. Este também é um bom momento para colocar em funcionamento os aplicativos de rastreamento mencionados acima.
Relate seu problema e preencha formulários no aeroporto: Caso suas malas não tenham chegado, avise a companhia aérea. “Muitas vezes, o pessoal da companhia aérea explica que a bagagem foi localizada, mas será adiada até o próximo voo”, afirma a Travellers United. “Se você tiver tempo, espere. Caso contrário, preencha os formulários apropriados de bagagem perdida no aeroporto.”
Deixe a companhia aérea entregar suas malas: Keyes disse que se uma companhia aérea consegue localizar suas malas, mas vai demorar horas até que elas cheguem, certifique-se de que os representantes tenham o endereço onde você estará e use o serviço de entrega da companhia aérea.
Guarde os recibos: “Se você comprar alguma coisa para passar os dias sem bagagem – desde um maiô novo até pasta de dente – guarde os recibos. Você pode precisar deles para ser reembolsado”, aconselha Scott’s Cheap Flights (agora Going.com).
Se sua bagagem for perdida: Verifique as reclamações e a política de compensação da sua companhia aérea. Cada companhia aérea deve ter informações no site sobre o que fazer se sua bagagem for perdida.
Malas danificadas: Se você perceber que sua bagagem está danificada ainda no aeroporto, informe através de um Relatório de Irregularidade no ato. Após este registro, entre em contato com a companhia aérea para solicitar a devida indenização, a companhia tem um prazo de 7 dias para responder.
De acordo com a resolução da ANAC número 400/16, são as empresas aéreas que assumem total responsabilidade sobre as bagagens e devem reparar os danos, substituir a bagagem ou pagar uma indenização. Caso a companhia aérea não resolva o problema no prazo, você pode apresentar uma reclamação no Procon ou na Justiça. No entanto, eles não são responsáveis por desgastes normais ou danos por objetos mal embalados.
Fonte: CNN