A exposição “A Arte Sonora: reflexões das linguagens contemporâneas com obras do Amarp”, realizada pela equipe da Unidade de Artes Visuais, da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul, e com curadoria de Mona Carvalho em diálogo com o artista Marcelo Armani, abre para visitação nesta sexta-feira, dia 01 de março, às 18h30min, na Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás. A abertura da mostra conta com visita guiada e participação de intérprete de Libras.

A intersecção entre a arte sonora e as artes visuais no Brasil tem sido um campo fértil para a experimentação artística e a criação de experiências multissensoriais que desafiam as fronteiras tradicionais entre diferentes formas de expressão artística. A arte sonora, que explora o som como meio de expressão artística em si mesmo, tem se destacado cada vez mais como uma prática interdisciplinar que se entrelaça com diversas manifestações visuais, como instalações, performances, vídeos e esculturas.

Marcelo Armani, artista de Carlos Barbosa (RS), cria instalações que exploram as interações entre som e imagem. No último ano, antes de seguir para mais uma residência artística, na China, realizou a exposição “Ruidógrafo” na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. E, além da experiência que sua exposição proporcionou, Armani trouxe, junto com a sua obra, um despertar no ato de refletir e pensar sobre as linguagens contemporâneas dentro das Artes Visuais, Plásticas e Sonora, principalmente dentro do Acervo Municipal de Artes Plásticas (Amarp).

“Sou artista sonoro, músico/compositor eletroacústico e profissional de áudio atuando como técnico de som direto em projetos cinematográficos e cênicos. Minha pesquisa artística surge de um profundo interesse que investiga o campo sonoro e sua transversalidade em múltiplas linguagens e suportes, resultando na produção de peças e instalações sonoras multicanais híbridas. Conduzo a minha trajetória artística, abordando o material sonoro não apenas como um elemento estético que tem relações na eletroacústica, no ruído, na música concreta e contemporânea, mas também como elemento que amplifica características e qualidades físicas do objeto sonoro em suas múltiplas propostas sensoriais e, por vezes, atua como um elemento para a reflexão, a denúncia e a crítica aos fantasmas sociais presentes em modelos e discursos sociais que caracterizam os sistemas do estado de exclusão,” destaca Marcelo Armani.

“Reapresentar o trabalho de Marcelo Armani vem com intuito de convidarmos a todos para refletir sobre a ampliação do conceito de arte, da inclusão e da interdisciplinaridades das linguagens contemporâneas possíveis na arte,” salienta Mona Carvalho, também coordenadora da Unidade de Artes Visuais.

O Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul está de aniversário, e vai celebrar 20 anos de história em maio de 2024, como acervo (e quase cinquenta anos desde a sua criação como Pinacoteca Aldo Locatelli – 1975). As exposições que acontecerão durante todo ano trarão diversos olhares, provocações e questionamentos, que fornecem informações aos visitantes para começarem a (re)pensar o Amarp do futuro em constância fruição e inovação com relação aos diálogos e atuações com o acervo.

A mostra, que fica em cartaz até o dia 31/03, tem entrada gratuita e pode ser conferida nas segundas, das 9h às 16h30min; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h.

Serviço:

Exposição Acessível “A Arte Sonora: reflexões das linguagens contemporâneas com obras do Amarp”
Período: 01 a 31/03.
Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.
Atividade presencial e gratuita.
Visita Guiada de Abertura

“A Arte Sonora: reflexões das linguagens contemporâneas com obras do Amarp”
Atividade com Intérprete de Libras.
Dia: 01/03, sexta-feira, às 18h30min.
Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Atividade presencial e gratuita
Visita ao AMARP + Exposição

“A Arte Sonora: reflexões das linguagens contemporâneas com obras do Amarp”
Dia: 10/03, domingo, às 16h30min.
Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.
Atividade presencial e gratuita.