Exposição de humor em comemoração aos 40 anos do personagem Radicci

O humor do cartunista Carlos Henrique Iotti sempre mexeu com valores, defeitos e virtudes dos imigrantes italianos de Caxias – cidade natal do humorista – e região. Foi o personagem Radicci e sua família que levaram Iotti ao estrelato como desenhista.

Os traços e irreverência deste jornalista mostram de forma caricatural jeito bruto de ser do colono que trabalha, mas prefere mesmo a bodega, o vinho e uma boa caçada. Criado de sopetão o personagem logo caiu nas graças dos gaúchos de todas as colônias e chegou a ganhar os palcos e as ondas do rádio. Mas é no papel que ele se imortalizou e no ano passado completou 40 anos, comemorados com uma exposição de muito êxito e milhares de visitantes em sua cidade natal.

Agora, numa iniciativa conjunta do Grupo RSCOM e do shopping Piazza Salton, as tirinhas e quadros podem ser visitados em Bento Gonçalves. A exposição foi rebatizada com o nome “Fuzimo pra Bento” , alusão ao episódio do “rapto” dos anõezinhos na Fenavinho de 1975 que deixou gravada para sempre a salutar e anedótica briga entre Caxias e Bento Gonçalves.

As telas estarão no andar térreo do Piazza entre os dias quatro de abril e cinco de maio. O acesso é gratuito mas os horários de visitação estão limitados entre as 14 e 19 horas.

O jornalista Ademir Antônio Bacca, que juntamente com o colega de profissão Gerson Lenhard, mobilizaram Iotti e a esposa Anna para esta incursão a Bento e faz a seguinte leitura da importância do humor de Iotti:
“ -Tantos anos envolvidos em pesquisas sobre a imigração italiana no Rio Grande do Sul, posso garantir com toda certeza que se Ambrósio Marcon, vulgo Radicci, tivesse embarcado em um daqueles vapores que deixaram a Itália, carregados de imigrantes, teríamos duas situações. A primeira: ele teria sido jogado no mar pelos seus próprios conterrâneos. A segunda: a imigração poderia não ter dado certo, mas a festa, com certeza, teria sido grande. Tipo assim uma Fenavinho dos bons tempos”.

Aliás, a Fenavinho foi tema central na vernissage ocorrida na noite de quinta-feira. Houve homenagem ao diretor da festa em sua edição de 1975, o empresário Tel Antinolfi, que compareceu acompanhado do filho Erny e de dois netos.

Entre as atrações da exposição e de inúmeras tirinhas ou as telas como a da Rural Willys até a tela com releitura da obra Guernica, de Picasso, em que Radicci aparece limpando o chão sob o olhar de uma ameaçadora/facista Genoveva. É humor refinado, imperdível.

SERVIÇO

O quê?
Exposição “Fuzimo pra Bento” – 40 anos do personagem Radicci

Quando?
Até 05 de maio das 14 às 19horas

Onde?
No andar térreo do Piazza Salton, centro de Bento Gonçalves

Quanto?
O ingresso é gratuito

 

Veja algumas fotos da vernissage: