O Grupo Cultural Órbita Literária, convida para a atividade aberta e gratuita do encontro Órbita Literária, que acontece na próxima segunda-feira, dia 15 de abril, às 19h30, na Livraria e Café Do Arco da Velha.
O tema será “Universo Beat: do underground às paradas de sucesso”, com o paibelista José Otavio Carlomagno e curadoria de Claudio Troian. Neste primeiro encontro da curadoria assumida por Claudio Troian, o curador traz o painelista José Otavio Carlomagno para um voo de reconhecimento num dos movimentos que mais influenciaram o ocidente no século XX. “Beat”, “Geração Beat”, “Beatnik” são formas de referenciar esta cena (cujos expoentes fundantes foram Allen Ginsberg, William S. Burroughs e Jack Kerouac) que influenciou toda as artes e o comportamento social da juventude.
Neste órbita Literária, os participantes terão um pequeno panorama da influência, especialmente na cena musical estadunidense do pós-guerra, as parcerias entre escritores e músicos da época do surgimento deste fenômeno social.
Sobre o painelista José Otavio Carlomagno
Tem entre suas obras literárias: o livro de contos Bodas de Ouro, publicado, em 2001, pela Editora Argos, Universidade de Chapecó/SC; livro de poesia Antropologia de Mim, publicado, em 2011, pela Editora Multifoco, Rio de Janeiro/RJ; o livro de poesia Desacreditações Recreativas, publicado, em 2012, pela Editora Modelo de Nuvem, Porto Alegre/RS; o livro de poesia Feito Fora de Casa, publicado, em 2014, pela Editora Belas Letras, Caxias do Sul/RS.
Participou da Antologia Poética da Flipoços (Feira Literária de Poços de Caldas/MG ), em 2012 e da II Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea “Além da Terra, Além do Céu”, da Editora Chiado, em 2017, Lisboa, Portugal. Escreveu crônicas para o caderno de cultura “Anexo” do jornal A Notícia, Joinville/SC, no período de 1999 a 2001.
Tem artigos técnicos publicados na área de agricultura e agroecologia, no site da ANDA – Associação Nacional dos Direitos dos Animais, dentre esses artigos destaca-se Água Virtual, traduzido e publicado livremente no Canadá, Austrália, Alemanha, Inglaterra, França, Argentina e Espanha. Possui ainda vários textos inéditos, na área da literatura, a saber: Sangue Nosso de Cada Dia (romance), Brisal (omance), O Fotógrafo do Silêncio (romance), Remo-Reino (novelas), Exercício de Impregnação (poesia), InSurGente (poesia).
Sobre o curador Claudio Troian
Jornalista e ativista cultural, dedica-se a elaboração e administração de projetos de leis de incentivo. Recebeu o título de Cidadão Caxiense em outubro de 2019. Foi aclamado “Amigo do Livro” para a edição 2021 da Feira do Livro de Caxias do Sul.
Recebeu o título de Guardião da Cultura pelo Aldeia – SESC 2022. Membro suplente em Patrimônio Cultural (gestão 2016 – 2018) e titular em Literatura e vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Caxias do Sul (gestão 2018 – 2020). Membro da Caxias Film Commission / suplente na cadeira do Cineserra – Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha (2016). Sócio Honorário da Associação de Artistas Plásticos da Serra Gaúcha (2004). Membro organizador do Grupo Cultural Órbita Literária de Caxias do Sul (2012-2020 e 2024-). Membro do Movimento Aldravista de Caxias do Sul (2017). Membro da Confraria de Arte da Serra Gaúcha (2016).
SERVIÇO – Órbita Literária 426
Tema: Geração Beat, do Underground às Paradas de Sucesso
Painelista: José Otavio Carlomagno
Curadoria: Claudio Troian
Dia: 15 de abril de 2024, segunda-feira, às 19h30min
Local: Livraria e Café Do Arco da Velha – Rua Dr. Montaury, 1570, Centro, Caxias do Sul