Vai viajar de férias nesse início de verão e não quer deixar seu animalzinho de estimação para trás? Se a ideia é levar seu amigão junto com a família estrada a dentro, também é fundamental estar bem preparado para evitar que o bichinho sofra durante o trajeto e, consequentemente, você também.

Há muitos cuidados que precisam ser tomados para que seus pets possam aproveitar a viagem de férias tanto quanto você. Confira algumas dicas que certamente te ajudarão bastante antes de pegar a estrada:

Suspenda a comida algumas horas antes da viagem
O primeiro passo para evitar desconforto ao seu bichinho de estimação durante a viagem é suspender a alimentação dele antes de coloca-lo no carro e pegar a estrada. Segundo os veterinários ouvidos pela reportagem, o período ideal de “jejum” é de pelo menos duas horas (o recomendado, no entanto, são quatro horas). Desta forma, o balançar do veículo não deixará o animal enjoado. A água também deve ser cortada pelo menos uma hora antes do início do trajeto.

Acostume seu pet a andar de carro
Essa dica é fundamental para pets de primeira viagem. Antes de pegar a estrada, habitue seu animalzinho a andar de carro. Percorra distâncias curtas com ele para que, na hora da viagem, já esteja familiarizado com os solavancos e balanços do automóvel.

Identifique seu pet
Claro que, ao pegar a estrada para curtir as férias com seu pet, não passa pela cabeça perde-lo de vista. Mas, como diz o dito popular, acidentes acontecem. Para se precaver caso um incidente desse tipo ocorra, a recomendação dos veterinários é identificar seu bichinho. Os dois meios mais populares são o tradicional nome na coleira e o mais recente chip identificador. Por meio do microchip, quem encontra-lo poderá ter acesso às suas informações e devolver o animal com maior velocidade. Há clínicas especializadas nesse tipo de procedimento por todo o País.

Cinto de segurança é lei
Não é apenas você quem é obrigado por lei a usar cinto de segurança. Transportar seu pet sem a devida precaução é perigoso e também ilegal. O animalzinho deve viajar em uma caixa de transporte apropriada ou, então, em uma coleira que possa ser presa ao cinto de segurança. Isso pode evitar acidentes graves, principalmente na estrada.

Nada de deixar o pet com a cabeça para fora da janela
Essa dica é, na verdade, um complemento da anterior, mas é sempre bom reforçar: Mesmo que o animal esteja com o cinto de segurança afivelado à coleira, não é permitido circular com a cabeça para fora do veículo. Tal ato também dá multa e pode causar acidentes fatais ao seu pet querido.

Pare o carro de hora em hora
Se a viagem planejada for ultrapassar o período de uma hora de estrada, é recomendável dar uma paradinha para que seu pet possa “desestressar”: O famoso pit-stop. O ideal é tirar o animalzinho do carro para que ele possa esticar as pernas, fazer um pipizinho e se hidratar. Mas lembre-se que é importante não alimentá-lo até chegar ao destino final.

Leve objetos do cãozinho junto com ele
Está indo para uma casa alugada, uma pousada ou um hotel? Não importa. O legal é levar ao menos um brinquedinho e um cobertorzinho (ou caminha) do seu pet junto para que ele possa se familiarizar mais rápido com o novo local. O cheirinho dele certamente tornará a ambientação mais tranquila.

Reservou hotel ou pousada? Ligue antes de sair
Se você reservou um hotel ou pousada para as férias, o mais importante é se certificar de que eles aceitam realmente animaizinhos como hóspedes. Às vezes as regras encontradas na internet acabam mudando e o site fica desatualizado. Uma ligadinha antes de sair evitará que todos os cuidados acima tenham sido tomados à toa, não é mesmo?

Os sites especializados em viagens, como Booking, Airbnb e Hostelworld têm um filtro (pet friendly) que permite localizar quais estabelecimentos estão sempre de portas abertas para o seu pet.

Siga as dicas acima, arrume as suas malas e a do seu animalzinho e aproveite as férias sem preocupação. Boa viagem.

Fonte: HuffPost Brasil / Foto: SAMI MULTASUO VIA GETTY IMAGES