O acervo particular de livros de Gerd Bornheim (1929-2002), um dos mais importantes filósofos brasileiros, está agora à disposição para apreciação e pesquisa na Biblioteca Central (BICE) da Universidade de Caxias do Sul, no Campus-Sede. Além das obras que ajudaram a compor o pensamento de Gerd estão as que fundamentaram a intelectualidade de suas duas irmãs, as professoras e poetisas Irmgard Cecília Bornheim (1930-2013) e Amália Marie Gerda Bornheim (1933-2017).
A Coleção Especial Família Bornheim, inaugurada dia 25 de abril, soma 4 mil livros e representa uma importante contribuição para o patrimônio cultural da UCS e, portanto, da comunidade. Foi proporcionada por Gerda, que em 2017 doou para a Universidade a biblioteca particular da família por meio de testamento, iniciativa até então inédita em relação aos outros 13 acervos que compõem a Seção de Coleções Especiais da BICE.
Os livros que adornavam as paredes do apartamento onde moravam os Bornheim, na esquina das ruas Dr. Montary e Hércules Galló, foram transferidos para a BICE ainda em 2017 e desde então passaram por um meticuloso processo de higienização, catalogação e etiquetagem para salvaguardar seu valor histórico. São obras multidisciplinares, em diferentes idiomas, mas em sua maioria títulos das áreas de filosofia, literatura e artes.
Não bastasse essa oferta de exemplares, a Coleção Especial Família Bornheim reúne bilhetes, marcadores de páginas, cartões postais, selos, anotações e dedicatórias. “Folhas de louro entre as páginas de alguns livros também chamaram a atenção da nossa equipe”, revelou a coordenadora do Sistema de Bibliotecas e do Arquivo Central da UCS, Michele Marques Baptista, na solenidade de inauguração da Coleção, da qual participaram também o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, o vice-presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Cláudio Luiz Pêssoa de Oliveira, a pró-reitora de Graduação, Terciane Ângela Luchese, entre outros representantes acadêmicos e da comunidade, amigos da família Bornheim e parte da equipe da BICE.
“Entendemos um livro não como um objeto composto por capa e páginas, mas sim como uma ponte. Quem acessa um livro acessa um outro lado. É com essa singela metáfora que demonstro a importância de celebrar esse momento e a doação dessa importante coleção”, destacou o reitor.
Sobre os Bornheim
Gerd Albert Bornheim (Caxias do Sul, 1929 – Rio de Janeiro, 2002) foi um reconhecido filósofo brasileiro, intelectual, ensaísta, escritor e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ele dá nome à Galeria Municipal de Arte de Caxias do Sul. Irmgard Cecília Bornheim (Caxias do Sul, 1930 – Caxias do Sul, 2013) e Amália Marie Gerda Bornheim (Caxias do Sul, 1933 – Caxias do Sul, 2017) foram professoras e poetisas reconhecidas na comunidade caxiense por sua atuação e incentivo à educação e às artes.