O Grupo Cultural Órbita Literária de Caxias do Sul realiza mais um encontro nesta segunda-feira, dia 20 de maio, a partir das 19h30min, na Livraria e Café Do Arco da Velha. O tema desta semana é “Santo Apocalipse Beat”, com o painelista Dinarte Albuquerque Filho e curadoria de Claudio Troian.

Quando falamos de beatnik, ou beat, nos referimos a um movimento que jovens estadunidenses promoveram nas décadas de 1940 e 1950 do século XX, no contexto da Segunda Guerra Mundial, movimento também conhecido como contracultura. Na base de tudo, a crítica ao conformismo, à hipocrisia e à alienação da época, marcada pelo jazz, como gênero musical, e outros fatores, como o sexo livre, as drogas e as andanças pelo território americano.

Neste encontro, será feita uma digressão sobre a poesia beat, ressaltando os haicais de Jack Kerouac e os poemas de Allen Ginsberg, Diane di Prima, Gregory Corso, Cláudio Willer e Roberto Piva. Na poesia destes autores, a linguagem é simples, próxima ao que era ouvido nas ruas e escrita de forma espontânea – num fluxo de pensamentos desordenados, por vezes caótico – e direta.

Sobre o painelista
Dinarte Albuquerque Filho é Mestre em Letras – Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi professor do Centro de Comunicação Social da Universidade de Caxias do Sul e do Centro Tecnológico, na área de Literatura. Jornalista, formado pela Universidade de Caxias do Sul, é autor de A tempestade é metáfora (2022), Fissura no asfalto (2019), Leituras na madrugada (2014), Leminski, o “samurai-malandro” (2009) e Um olhar sobre a cidade e outros olhares (1995) e de Romã, com Fátima Jeanette Martinato (1991), além de participar de antologias poéticas locais – Misterioso Sul (2018),com Heloísa Bacichette, Nil Kremer e André Ricardo Aguiar; 3, com Odegar Júnior Petry e Fabiano Finco (2005) – e nacionais (livros, revistas, jornais e sites). É organizador das coletâneas de Contos (2023) e de Crônicas (2025), junto com Igor Luchese.

Integrante do Conselho Municipal de Política Cultural – Literatura (2024-2025), Curador da Feira do Livro de Caxias do Sul (2024) e Patrono da 36ª Feira do Livro de Caxias do Sul – “Leitura, prazer e liberdade” (nov-dez/2020). Tem poemas gravados pelo Projeto Comma (“Aço-Pessoa”, em Subtropical Temperado, 2016), por Le Daros (“Um blues”, em Choques Elétricos, 2004) e pelo grupo Rota Lunar (“Um olhar sobre a cidade”, em Sobre a cidade, 2004).

Sobre o curador
Claudio Troian é natural de Porto Alegre nascido em maio de 1952. Jornalista, Publicitário, Músico profissional e ativista cultural. Na atualidade, dedica-se a elaboração e administração de projetos de leis de incentivo. Recebeu o título de Cidadão Caxiense.

SERVIÇO – Órbita Literária 431
Tema: Santo Apocalipse Beat
Painelista: Dinarte Albuquerque Filho
Curadoria: Claudio Troian
Dia: 20 de maio de 2024, segunda-feira, às 19h30min
Local: Livraria e Café Do Arco da Velha – Rua Dr. Montaury, 1570, Centro, Caxias do Sul.