No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre como tratar e prevenir a queda de cabelo em homens.
Metade dos homens experimentará algum tipo de calvície de padrão masculino por volta dos 50 anos de idade, e isso aumentará nos anos seguintes. Embora nossa genética e nossos hormônios desempenhem um papel importante na queda de cabelo, os mecanismos exatos que produzem a perda de fios não são totalmente compreendidos. Por essa razão, os tratamentos para conter e reverter a calvície são ainda imperfeitos, afirmam especialistas.
No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer antes e depois, se esse dia fatídico chegar. Aqui está o que funciona, o que há de novo e o que evitar. A cabeça humana média contém cerca de cem mil fios de cabelo. Cada um está conectado a um folículo que pode conter de um a cinco fios de cabelo.
Normalmente, a queda de cabelo nos homens decorre do aumento de uma enzima no couro cabeludo que converte a testosterona. Ela fica mais potente e passa a ser chamada di-hidrotestosterona (ou DHT). As razões pelas quais um homem pode ter mais DHT do que outro não são bem compreendidas, mas há um componente genético nisso.
Quando os homens têm muito DHT no couro cabeludo, o hormônio inicia um processo complexo que leva à miniaturização do cabelo. Os cabelos e folículos começam a encolher. (É por isso que os homens que estão começando a ficar carecas frequentemente têm cabelo mais fino ou até mesmo uma penugem que lembra um pêssego onde a calvície aparece.)
Se você está preocupado com a queda de cabelo, o primeiro passo é marcar uma consulta com um dermatologista. Como a dermatologia é uma especialidade muito vasta, busque um médico que se interesse pelo tema da queda de cabelo.
Alguns dermatologistas consideram o transplante capilar o padrão ouro da restauração dos cabelos. A tecnologia percorreu um longo caminho nos últimos 25 anos, desde a época dos implantes de cabelo, chamados de plugs capilares, disseram os médicos. Durante um transplante capilar, os folículos capilares são removidos de um local e realocados onde for necessário. Isso pode ser feito removendo uma tira da parte de trás do couro cabeludo ou realocando folículos individuais ao redor da cabeça.
Existem quase tantos mitos sobre a calvície quanto remédios falsos. Algumas pessoas dizem que usar chapéu com muita frequência pode causar calvície, enquanto outras culpam a falta de chapéu no tempo frio. Ambas as proposições são falsas.
Alguns acreditam que lavar o cabelo em demasia é o problema; outros dizem que lavar pouco é que é. (Ambas as afirmativas são falsas, disseram os dermatologistas.) Há quem ache que tomar sol diretamente no couro cabeludo estimula o crescimento. (Não faça isso.)
Por último, o papel da hereditariedade acrescenta outra camada de confusão. Se você acha que deveria olhar para seu pai ou para o pai da sua mãe para enxergar seu futuro, saiba que, infelizmente, nenhum dos dois é um preditor perfeito. Embora os genes desempenhem um papel importante na calvície, não têm poder para predizer com certeza o que acontecerá, dizem os cientistas.