Foto: Freepik

A edição 2024 do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa, realizada em Bento Gonçalves neste mês de agosto, com apoio da Embrapa Uva e Vinho, divulgou através de suas redes sociais a lista de vencedores. Foram premiados os melhores rótulos em três categorias, pela ordem de pontuação: Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro e Medalha de Prata. Mais de 30 amostras de vinícolas da Serra Gaúcha foram contempladas.

O vinho de mesa é aquele produzido por uvas de origem no continente americano e representa 80% do total consumido no Brasil. Também são enquadrados como vinhos de mesa os elaborados com as uvas híbridas.

Os organizadores receberam 212 amostras inscritas de representantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco. nas cinco diferentes categorias – Vinhos Brancos Tranquilos; Vinhos tintos tranquilos; Vinhos secos rosados tranquilos; Vinhos frisantes, e Vinhos espumantes.

“O Brasil, ao lado dos EUA, é um dos maiores produtores mundiais de vinhos de uvas híbridas e americanas. Mesmo sendo os mais consumidos pelos brasileiros, não recebem o reconhecimento e a importância que merecem pela alta qualidade e pelo que representam para a agricultura familiar. O objetivo do concurso é valorizar o produto brasileiro e destacar que os vinhos de uvas híbridas – muitas delas brilhantemente desenvolvidas pelos melhores técnicos em agricultura do país – oferecem qualidade, boas características organolépticas e benefícios à saúde”, comenta Eduardo Viotti, presidente do Concurso.

A lista completa dos vencedores você confere neste link. Abaixo, a lista dos contemplados com a medalha Grande Ouro:

Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa
O Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa foi idealizado com o objetivo de revalorizar esse produto e vem para mostrar ao mercado brasileiro o salto de qualidade que o Vinho de Mesa nos últimos anos. No formato de um concurso profissional e seguindo regras internacionais de degustação, os vinhos serão colocados a prova durante três dias por um corpo de jurados de profissionais reconhecidos nacionalmee internacionalmente pelos seus conhecimentos técnicos, entre eles jornalistas, enólogos e compradores.