Foto: Divulgação/Crédito Solange Brum/Ascom Sedac

A Biblioteca Pública do Estado (BPE) celebra o aniversário de 102 anos de seu prédio histórico, situado na rua Riachuelo, em Porto Alegre. As comemorações iniciam neste sábado, dia 31 de agosto, com passeio fotográfico. Haverá também exposição de arte vestível e recital, no dia 24 de setembro. Todos os eventos tem entrada gratuita.

A primeira atração é o encontro “Um Olhar para a Biblioteca”, que acontece neste sábado (31). Nesse dia, das 11h às 13h, quem quiser participar está convidado a trazer seu celular e explorar os espaços da Biblioteca, por meio das lentes da sua câmera, sob a orientação do fotógrafo Nilton Santolin. As melhores fotos serão destacadas no Instagram da BPE. Não é necessário inscrição prévia.

Na próxima semana, de 5 a 14 de setembro, a artista Jeannine Krischke (Jeaninne Art Wear) apresenta sua exposição de arte vestível, sempre das 12h às 18h, na Sala Borges de Medeiros. Intitulada “Porto Alegre, de cenário a personagem”, a mostra foi idealizada pela artista para participar da plataforma internacional Art Brasil, sediada na Bélgica e que conecta 29 cidades do mundo, como Atenas, Tóquio, Zurich, Paris, Londres e Milão. No dia 5 de setembro, às 14h, cada país participante aparecerá ao vivo na plataforma para registrar a sua presença.

A exposição apresenta têxteis com mais de 50 estampas autorais da artista, inspiradas no icônico prédio da Biblioteca. Parte da renda arrecadada com a venda das peças é revertida para a BPE, por meio da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado.

No dia 24 de setembro, às 19h, a Orquestra Villa-Lobos apresentará um recital para encerrar as festividades, no Salão Mourisco da BPE, com jovens talentos musicais da Lomba do Pinheiro, conduzidos pela professora e regente Cecília Rheingantz Silveira.

A Orquestra, um programa de educação musical desenvolvido há 31 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, objetiva proporcionar a crianças e jovens da Lomba do Pinheiro, na periferia da capital gaúcha, o acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas coletivas, socializadoras e transformadoras.

Uma história de preservação do patrimônio dos gaúchos
Instalada desde 1912 na Praça da Matriz, onde está localizado o sítio histórico representativo da vida do Estado, a BPE – fundada em 1871 – coloca-se para todo o país e até para o mundo como uma das referências mais importantes da historiografia e da cultura gaúchas dos séculos XIX e XX.

O prédio foi inaugurado como parte das comemorações do Centenário da Independência em 7 de setembro de 1922 e agora completa 102 anos. Construído por sugestão de Victor Silva, foi projetado pelos engenheiros Affonso Hebert e Teófilo Borges de Barros, das Obras Públicas do Estado.

A maioria dos trabalhos foi executada pelos pintores Fernando Schlater e S. Incerpi e Alfred Adlof e pelos escultores Eduardo de Sá e Giuseppe Gaudenzi. O mobiliário, as aberturas e os objetos de adorno foram desenhados pelos mesmos artistas e fornecidos pelas firmas Jamardo Irmãos e João Friederichs S. A. As colunas de mármore de Carrara e seus respectivos capitéis, que compõem as portas de comunicação no prédio, foram confeccionados por João Vicente Friederichs.

Em 1986, a edificação foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e, em 2000, pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). Ao longo de sua história, o prédio da BPE passou por algumas intervenções para preservar o patrimônio, recuperar e devolver à população suas formas originais. Foram feitas obras nos anos de 1974, 1988, 2007 e, a mais longa de todas, de 2009 a 2015.

Em 2022, foram iniciadas novas obras de restauro envolvendo a fachada e o interior do prédio. De dezembro de 2021 a maio de 2023, foram realizados os trabalhos de restauro das pinturas murais no interior do prédio, para retirar a cobertura de tinta cinza e recuperar as pinturas originais. Com recursos do Avançar na Cultura, também foram restaurados os lustres e parte do mobiliário antigo. Todos esses esforços fizeram com que o prédio da Biblioteca se destacasse como um exemplo de conservação e de patrimônio no Rio Grande do Sul e no mundo.

O funcionamento da BPE é de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 10h às 17h, sempre com entrada gratuita.

Serviço
Comemoração do aniversário do prédio da BPE
Onde: BPE (rua Riachuelo, 1.1190, Porto Alegre)
Entrada franca

Passeio fotográfico
Quando: sábado (31/8), das 11h às 13h

Exposição de arte vestível
Quando: de 5 a 13/9, das 12h às 18h
Onde: Sala Borges de Medeiros da BPE

Orquestra Villa-Lobos
Quando: 24/9, às 19h
Onde: Salão Mourisco da BPE