A paixão pelo Samba levou dois grupos de Caxias do Sul a se unir para montar o espetáculo “Onde Há Samba, Há Muito Mais!” que estreia no próximo sábado, dia 07 de setembro, no Zarabatana Café, às 20h.
Os músicos do Samba do Feitiço e do grupo O Som Delas vão apresentar um repertório especial que conta a história do ritmo, fala sobre as mulheres no samba, apresenta os instrumentos utilizados, aborda o Samba como forma de Inclusão Social e ainda comenta sobre a cena local e autoral em Caxias do Sul. O roteiro e a pesquisa são do compositor Fábio Basso.
Além da apresentação deste sábado, Caxias ainda terá outras duas oportunidades para conferir o show. Uma delas será no dia 12 de outubro, na Escola de Samba Acadêmicos Pérola Negra, e a outra, no dia 12 de novembro, na APAE, em Caxias do Sul. Todos os shows são gratuitos, com sugestão de doação de um quilo de alimento não perecível.
O espetáculo, que integra a programação do Caxias em Cena, mescla canções autorais com clássicos do samba, sendo costurado por textos poéticos de Fábio Basso. “A ideia é trazer os conteúdos e reflexões que antecedem cada temática de uma forma leve e totalmente integrada com as músicas. O texto não poderia ser longo, ou chato. Assim, me desafiei a fazer as poesias!” conta. Entre as músicas, rigorosamente selecionadas, estão composições de Dona Ivone Lara, Paulo César Pinheiro, Moacyr Luz, Leci Brandão, entre outros.
Somando cantores e instrumentistas, serão doze pessoas no palco em aproximadamente uma hora de espetáculo. Os integrantes dos dois grupos contam que a ideia de desenvolver o projeto juntos foi natural. “Apesar de não ter uma tradição em samba, Caxias tem muita gente que faz samba e está produzindo coisas muito boas. Queremos falar disso, mostrar um pouco dessa história” – ressalta Basso.
O violonista e compositor do grupo Samba do Feitiço, Zeca Duarte, comenta que falar de Samba e das mulheres foi fácil, já que Tia Ciata, mulher negra que viveu no Rio de Janeiro entre 1899 e 1924, é considerada a matriarca do gênero musical. Falar de inclusão social
também foi fundamental para a formatação do projeto. “O samba tem história! O samba transforma as pessoas! Daí vem também o nome do nosso projeto. Afinal não é “só samba”. Onde há samba, há sempre muito mais” diz Zeca.
Para a cantora Karine Silva, integrante do grupo O Som Delas, o samba é transformador, além de ser uma inspiração para todos. “O samba representa parte da nossa identidade cultural, como povo brasileiro. Para além da música, o samba desempenhou e ainda desempenha funções poderosas de fortalecimento social, luta por igualdade e contra todos os tipos de preconceito. Queremos mostrar esse “muito mais” que o samba tem” – ressalta Karine.
Agende-se:
O que: Espetáculo Onde Há Samba, Há muito mais
Quando: 7 de setembro, 20h
Onde: Zarabatana Café (Rua Luiz Antunes, 312 – Panazzolo, Caxias do Sul)
Quanto: Entrada franca (sugere-se a doação de um quilo de alimento não perecível)
Outras datas:
12 de outubro, 20h, Escola de Samba Pérola Negra
12 de novembro, 10h, APAE Caxias do Sul
Saiba mais sobre os grupos:
Samba do Feitiço
O Samba do Feitiço é um coletivo de compositores de samba formado em 2018 em Caxias do Sul. Desde 2022 tem realizado mensalmente rodas de samba, tocando canções autorais e clássicos em restaurantes e bares da cidade, com o objetivo de aproximar cada vez mais o público desta arte. Já gravou e lançou nas plataformas digitais algumas composições próprias, entre elas O Apressado, Samba da Vida, Eu vi o Diabo acender vela pra Deus e
Ciclo da Vida . Integram o grupo neste projeto: Rodrigo Morales (vocal), Zeca Duarte (violão), Juliandro Borges (percussão), Felipe de Moraes (vocal), Uyara Camargo (vocal), Karine Silva (vocal), João Seben (bandolin), William Machado (cavaquinho)
O Som Delas
Grupo de mulheres artistas que expressam sua arte através da cultura e musicalidade brasileira, com releituras de variados estilos de samba, bossa, maracatu e pop. Já participou de importantes eventos e projetos como o Aldeia Sesc, O Cinema de Verão e Mostra TumTum. Tem em seu portfólio o espetáculo cênico musical Lá Vem Marias. Integrantes: Uyara Camargo (vocais/ chocalhos), Karine Silva (vocais/chocalhos), Cínthia Pretz (charango/cavaquinho), Angela Pimentel (percussão), Luciana Marcon (percussão).