Foto: Escola pública de Caxias do Sul recebe circulação do projeto Cócegas no Coração/Crédito Rafaela Bins

A Escola Estadual Profa. Ivonne Lúcia Triches dos Reis, em Caxias do Sul, recebe no dia 16 de setembro a circulação do projeto Cócegas no Coração: relações mais afetivas no ambiente escolar. Idealizado pelo escritor Caciano Kuffel e pelo psicólogo Fernando Bins, o projeto está na estrada desde agosto, levando apresentações de teatro e oficinas práticas para adolescentes e professores, com foco na comunicação não violenta e temas como autoestima, motivação, bullying, preconceito, acolhimento e aceitação. A programação é exclusiva para as comunidades escolares.

Em Caxias do Sul, serão mais de 400 pessoas beneficiadas, somando duas apresentações teatrais, duas oficinas para estudantes e outras duas oficinas para professores. As atividades são realizadas em três momentos: inicialmente, os artistas apresentam uma peça de teatro que trabalha questões fundamentais para a vida dos adolescentes. Com duração de 50 minutos, o espetáculo utiliza números de mágica, humor, poesia e conhecimento científico para que os alunos possam compreender seu espaço no mundo contemporâneo e como se relacionar com o próximo.

Logo na sequência, Kuffel realiza uma oficina lúdica com os estudantes, trabalhando técnicas de concentração, expressão corporal, atuação e improviso, ferramentas que podem ser eficazes no cotidiano dos jovens. Em paralelo, Bins conversa com os professores, em outro ambiente, sobre os conceitos de empatia e comunicação não violenta. O objetivo é demonstrar a importância da sensibilidade no acolhimento das demandas da sala de aula e da vida.

“Por meio do teatro e das oficinas, pretendemos mostrar como as ferramentas da comunicação não violenta podem transformar o ambiente e o futuro de quem as pratica. Isso pode ajudar os estudantes a entenderem seus espaços na sociedade e a construírem relacionamentos saudáveis em toda a comunidade escolar”, resume Caciano.

Desde sua estreia, em agosto, a circulação já passou por escolas públicas de Aracruz (ES), Indaiatuba (SP) e Campinas (SP). Também estão programadas apresentações em Campo Grande (MS) e Panambi (RS). O projeto Cócegas no Coração: relações mais afetivas no ambiente escolar é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sinopse da peça

Em um universo paralelo, uma turma de alunos com dificuldades de aprendizado desafia todos os métodos educacionais. Após inúmeras tentativas falhas de solucionar o problema, o diretor da escola tem uma ideia brilhante: dois professores completamente diferentes devem ensinar juntos. Na manhã seguinte, um artista e um cientista entram na sala de aula, unindo suas habilidades para transformar a educação dos alunos, mostrando que, às vezes, as soluções mais eficazes são aquelas que desafiam as expectativas e rompem com as tradições.

Sobre os artistas

:: Caciano Kuffel: com mais de 12 milhões de seguidores em suas redes sociais, é conhecido pela produção de vídeos com poesias próprias voltadas ao público jovem e pela autoria dos livros “Aquilo que te faz Cócegas no Coração”, “Ela é Louca”, “De Repente Sozinha” e “Descobri que não faço falta quando parei de responder”. Além disso, realiza apresentações de palestras, stand-up comedy e shows de mágica, já tendo trabalhado com marcas como Sprite, Claro, Multishow, Motorola e apresentando eventos no Universo Alegria e Beto Carreiro.

:: Fernando Bins: psicólogo de formação, é autor dos livros “Contagem dos Inocentes”, “Os Olhos do Condenado” e “De Repente Sozinha”, além de autor convidado em mais de dez antologias literárias. Atua como copywriter e na assessoria criativa de Caciano Kuffel há dois anos. Em suas redes sociais, mescla psicologia e arte ao abordar temas como aceitação dos sentimentos, saúde mental, compaixão e subjetividade humana.

Serviço
:: O que: circulação do projeto “Cócegas no Coração” em Caxias do Sul.
:: Quando: 16 de setembro (segunda-feira).
:: Onde: na Escola Estadual de Ensino Médio Profa. Ivonne Lúcia Triches dos Reis, no bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul.
: Evento exclusivo para a comunidade escolar.