O espetáculo “Onde Há Samba, Há Muito Mais” segue para sua segunda apresentação, desta vez na Escola de Samba Acadêmicos Pérola Negra, em Caxias do Sul, no próximo sábado, dia 12 de outubro, às 20h.
O show une os grupos Samba do Feitiço e O Som Delas e aborda a história e influência do Samba; as mulheres no samba; os instrumentos utilizados; o Samba como forma de Inclusão Social e ainda fala sobre a cena local e autoral na cidade.
O responsável pelo roteiro e pesquisa do projeto, Fábio Basso, explica a escolha do local. “Escolher a Acadêmicos Pérola Negra como um dos locais para apresentar o ‘Onde Há Samba, Há Muito Mais’ é dar significado ao próprio projeto, uma vez que um dos temas abordados no espetáculo é ‘O Samba Como Ferramenta de Inclusão Social’ e a Escola de Samba exerce esse papel em sua plenitude. Lá, não existe distinção de cor, gênero ou classe social. Todos são bem-vindos. É a síntese do Brasil que dá certo”.
A apresentação é gratuita e aberta ao público, com a sugestão de doação de um quilo de alimento não perecível, que será revertido para instituições de caridade da cidade. O show conta com o financiamento da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Financiarte, e a produção cultural de Karine Silva e Zeca Duarte.
Sobre os Grupos:
O Som Delas
Grupo de mulheres artistas que expressam sua arte através da cultura e musicalidade brasileira, com releituras de variados estilos de samba, bossa, maracatu e pop. Já participou de importantes eventos e projetos como o Aldeia Sesc, O Cinema de Verão e Mostra TumTum. Tem em seu portfólio o espetáculo cênico musical Lá Vem Marias. Integrantes: Uyara Camargo (vocais/ chocalhos), Karine Silva (vocais/chocalhos), Cínthia Pretz (charango/cavaquinho), Angela Pimentel (percussão), Luciana Marcon (percussão).
Samba do Feitiço
O Samba do Feitiço é um coletivo de compositores de samba formado em 2018 em Caxias do Sul. Desde 2022 tem realizado mensalmente rodas de samba, tocando canções autorais e clássicos em restaurantes e bares da cidade, com o objetivo de aproximar cada vez mais o público desta arte. Já gravou e lançou nas plataformas digitais algumas composições próprias, entre elas O Apressado, Samba da Vida, Eu vi o Diabo acender vela pra Deus e
Ciclo da Vida . Integram o grupo neste projeto: Rodrigo Morales (vocal), Zeca Duarte (violão), Juliandro Borges (percussão), Felipe de Moraes (vocal), Uyara Camargo (vocal), Karine Silva (vocal), João Seben (bandolin), William Machado (cavaquinho).
Serviço
O que: Espetáculo Onde Há Samba, Há Muito Mais
Quando: 12 de outubro, 20h
Onde: Escola de Samba Acadêmicos Pérola Negra (R. Rachel Cousseau, 14 – Desvio Rizzo, Caxias do Sul)
Quanto: Entrada franca (sugere-se a doação de um quilo de alimento não perecível)